19.10.18

LUCAS 12,1-7 - O FERMENTO DOS FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA











Sabemos que quando vamos fazer uma caminhada, a começamos com o primeiro passo... Céu claro e sol brilhante nos revelam tempo estável, propício, para caminhar ... Mas, céu nublado, nuvens carregadas, indícios de chuva, faz-se necessário ponderar ...

No nosso dia a dia, em tudo que vamos fazer, primeiro analisamos se as condições nos são adequadas ou não, e o mesmo ocorre com o nosso relacionamento interpessoal...

Jesus que conhece tudo e todos, hoje adverte seus discípulos quanto à prudência, em acautelar-se para com a hipocrisia dos fariseus, revelando-lhes que não se deixem intimidar, nem se contaminar por eles... Admoesta-os para que sejam coerentes, autênticos, sinceros e verdadeiros naquilo que forem dizer, porque maior que tudo é nosso Deus e Pai, e é a Deus, a quem devemos respeito e consideração ...

'Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
                                              


Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a esse temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.' Lucas 12,1-7.

Diz-nos a Igreja que ‘Na linha dos profetas – Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista – Mt 3,7-12, Jesus anunciou na sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um – Mc 12,38-40 e o segredo dos corações – Lc 12,1-3; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino – Mt 5,22; 7,1-5. Jesus dirá no Último Dia: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” – Mt 25,40’. CIC 678.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor nos fez e somos seus – Sl 100; sois Onisciente e sabe tudo de nós, o que pensamos, falamos, fazemos – Sl 139 e até os nossos cabelos estão todos contados... Trata-se de uma revelação divina maravilhosa que nos sustenta e nos faz caminhar confiantes e seguros com Jesus – Caminho, Verdade e Vida que nos levará até vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nós a coerência em nossa conduta e em nosso jeito de ser e de agir...Ajuda-nos ó Pai, a sermos autênticos e ‘semear a esperança, a verdade e a caridade’ aonde quer que nós estejamos. Pai, ‘desmascarai a hipocrisia dos que, por trás de discursos requintados, cultivam interesses mesquinhos’, em prejuízo dos mais carentes e vulneráveis, os pequeninos de Jesus ... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘para que nossas atitudes cotidianas sejam sinais da presença de Cristo em nós’. Amém!

Brasília-DF., 19 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário