'O episódio narrado pelo Evangelho segundo Marcos (Mc 10,46-52) sobre a cura de Bartimeu, “cego e mendigo”, motiva-nos a um tríplice olhar: para a própria vida, para os nossos irmãos e, acima de tudo, para Jesus Cristo. Olhamos para nossa vida, com humildade e sinceridade, reconhecendo as situações em que faltam a luz da fé e a força para caminhar, seguindo fielmente a Jesus. Olhamos para os irmãos que vivem na condição de Bartimeu, nos dias de hoje, “sentados à beira do caminho”, necessitados de ajuda fraterna para chegar até Jesus e caminhar numa vida nova. Irmãos que necessitam ouvir, através de nós, o que disseram a Bartimeu: “coragem, levanta-te, Jesus te chama”. O que temos feito por eles? Nós somos convidados, acima de tudo, a voltar o nosso olhar para Jesus, suplicando: “Mestre, que eu veja”, “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Com a luz da fé curando a cegueira, possamos seguir Jesus, pelo caminho, numa vida nova, e ajudar os irmãos. O discípulo necessita da luz da fé para caminhar com Cristo, especialmente na hora da cruz, recordando-nos da grande viagem que Jesus faz para Jerusalém, narrada pelo Evangelho que estamos meditando nestes domingos do Tempo Comum. Por ocasião do nosso batismo, recebemos uma vela acesa simbolizando a luz da fé que deve brilhar ao longo de toda a vida. Jesus é a luz. Iluminados por ele, somos chamados também a ser luz no mundo. A vela acesa no altar possa nos recordar sempre a chama da fé em Cristo que jamais pode se apagar no coração e na vida, continuando a brilhar após a celebração da missa ou outros momentos de oração.
Unidos ao Papa Francisco, nós bendizemos a Deus pelo Sínodo dos Bispos que está sendo concluído, neste domingo, em Roma, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Com a ajuda do Documento final do Sínodo, esperamos poder valorizar e acolher, cada vez mais, os jovens na Igreja, contando com eles na evangelização dos próprios jovens. Em todas as nossas comunidades, seja dada maior atenção e acolhida à juventude! Nós bendizemos a Deus por tantos jovens que seguem a Jesus participando da vida da Igreja, atuando nas pastorais e movimentos, e testemunhando a fé nos ambientes em que vivem. Ao mesmo tempo, nós somos chamados a olhar com compaixão e maior responsabilidade para tantos outros jovens necessitados da luz da fé, procurando ir ao seu encontro. A Igreja “em saída”, ressaltada pelo Papa Francisco, necessita sair ao encontro dos jovens, contando com os próprios jovens, para compartilhar com eles a luz da fé e a alegria do Evangelho.
Rezemos, de modo especial, pelo Brasil, neste segundo turno das Eleições, procurando promover o respeito e a paz entre todos.'
PALAVRA DO PASTOR
A LUZ DA FÉ EM CRISTO!
Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília-DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário