15.10.18

LUCAS 11,29-32 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja. Teresa – Espanha, 1515-1582, mulher de extraordinários dons, no Carmelo de Ávila concebeu e realizou a reforma que recebeu seu nome e que se estendeu a toda Ordem Carmelita. Deixou escritos de profunda riqueza espiritual, muito apreciados ainda hoje, que a levaram a ser proclamada doutora da Igreja. Sua sabedoria e coragem nos estimulem ao nosso seguimento de Jesus. Liturgia

A expressão em inglês ‘Fake News’ significando notícias falsas, mentiras, que viralizou nas redes sociais via Internet, fez com que estas redes recomendassem aos seus usuários sobre assuntos veiculados, que,  antes de serem reenviados, fossem checados primeiro quanto a serem ‘boatos’ ou assunto verdadeiro...

A verdade, como antônimo da mentira, desde sempre se fundamentou em provas, sinais, para se constatar a veracidade dos acontecimentos ...

Isto aconteceu, dentre outros, com Abraão – Gn 15,8s; Gedeão, Jz 6,17; Acaz – Is 7,11; Zacarias, pai de João Batista – Lc 1,18-25.

Hoje, os contemporâneos de Jesus, buscam um sinal e assim como essa incredulidade aborreceu nosso Deus e Pai, com Jesus, também não foi diferente, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.' Lucas 11,29-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao nos revelar sua identidade em ser mais que Jonas, e, em outros testemunhos, de ser mais que Salomão - Mt 12,41-41...; mais do que o Templo – Mt 12,6; ou quando lembra, referindo-se a si mesmo, que Davi chamou o Messias de seu Senhor – Mt 12,36.37; ao afirmar: “Antes que Abraão fosse, Eu Sou” – Jo 8,58; e até: “Eu e o Pai somos um” – Jo 10,30” - CIC 590 , nós, temos plena certeza desta verdade... Nós acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus e estamos com ele, em todas as circunstâncias de nossas vidas – Mt 12,30; 28,20; Jo 20,29. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor para ‘sermos sinais que apontam o caminho que conduz a Jesus Cristo, supremo sinal de salvação’, que nos conduz a vós, ó Pai - Jo 14,6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe,  a sermos sinais de Jesus aonde estivermos, como a Senhora foi para Isabel e Zacarias, revelando-lhes a presença de Jesus – Lc 1, 39-56. Amém!

Santa Teresa de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 15 de outubro de 2018
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário