24.10.18

LUCAS 12,39-48 - O DONO DE CASA. O SERVO FIEL E ATENTO : REFLEXÃO DE ANINHA






O Evangelho de hoje é a continuidade do Evangelho de ontem... Jesus exorta seus discípulos sobre a vigilância, do estarem alertas, atentos...

A revelação de Jesus quanto à necessidade de vigilância trata-se de um indicativo para trilharmos o caminho da obediência à sua Palavra, à sua autoridade divina, como Filho amado do Pai – Mt 17,5. Os dons que temos, procedem de Deus, e como administradores que somos, devemos colocá-los à serviço... 'Somos corresponsáveis pelo caminho do mundo, pela direção da nossa sociedade...'.

São Paulo disse aos Efésios 3,2-12, dentre outros, que ele, Paulo, como o último de todos os santos, recebeu a graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo, que Deus o executou, em Jesus Cristo, nosso Senhor! 'Elaboremos pois, com clareza a nossa consciência a respeito de nossa conduta, de nossas escolhas e dos valores que presidem a nossa vida...'

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.

                                            


Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”' Lucas 12,39-48.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque ‘em Jesus Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de vós com toda a confiança’ – Ef 3,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo a fim de exercermos a caridade e sermos fraternos, solidários, instrumentos do vosso amor no mundo! 'Tornai as lideranças das comunidades e todos os fiéis em bons e generosos administradores dos vossos dons. Inspirai aos governantes e administradores públicos o espírito de cuidado pelo bem do povo e de reto uso dos recursos da sociedade.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém! Ajuda-nos Mãe, a estarmos sempre atentos e vigilantes aos sinais do Senhor, e bem como, em fazer a sua vontade aonde quer que nós estejamos, amém!


Brasília-DF., 24 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário