29.10.18

LUCAS 13,10-17 - CURA DA MULHER ENCURVADA NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA





Estudei o segundo grau ginasial, atualmente, ensino médio, em uma escola particular com Bolsa de Estudo conquistada mediante aprovação em concurso ... Minha contrapartida para a manutenção de tal benefício, era manter, individualmente, as notas das matérias lecionadas acima de 5 e assim foi, graças a Deus! Nessa Escola, na minha cidade Cuiabá-Mt., a maioria dos meus colegas, eram filhos de pais de classe média alta ... Lá, nunca sofri discriminação...

O Professor Cesário Neto era o proprietário da Escola e elaborou uma Apostila intitulada “Trechos Selecionados” que eu reservei com muito carinho, mas que para minha tristeza, sumiu dos meus guardados...

Jesus nos ensina que quando formos convidados para uma festa, não sentemos nos primeiros lugares porque poderão ter sido reservados para outras pessoas – Lc 14,7-11! Esta passagem bíblica e mais outras, estavam na apostila acima... Foi um ensinamento, dentre outros, que aprendi na minha adolescência, guardei na minha mente e no meu coração e assim faço na minha vida, até hoje...

Caríssimos, a atitude de Jesus para com a mulher encurvada no Evangelho de hoje, chamando-a para curá-la à frente de todos, nos revela a coerência de seu gesto, alicerçado, na sua Palavra, em Lucas 14,7-11!

'Naquele tempo, Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado.
                       


E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado? ” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.' Lucas 13,10-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus sabe tudo de nós – Jo 21,17 e aonde quer que nós estejamos ele tem os seus olhos voltados para cada um de nós e nos chama para perto dele sem dia  nem hora marcada, e sempre, ele vem em nosso auxilio desde que o busquemos, assim como foi também, com Bartimeu no evangelho de ontem – Marcos 10,46-52! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor e livra-nos do ‘fundamentalismo que impede a vivência da caridade’ para com os irmãos que sofrem, os pequeninos do Senhor! Ajuda-nos, ó Pai, 'a valorizarmos a vida, a vida como Dom, respeitando-a em todas as suas etapas, desde a concepção, fecundação, até o momento último com o declínio na morte natural' ! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que suscite ‘nos governantes ora eleitos com os demais existentes, maior responsabilidade, consideração e respeito para com o bem dos mais necessitados’. Amém!

Brasília-DF., 29 de outubro de 2018

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário