12.10.18

JOÃO 2,1-11 - AS BODAS DE CANÁ - NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – Rainha-Padroeira do Brasil e mãe do nosso povo. Ela sempre se mostra atenta às necessidades de seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos mais difíceis de nossa história. Louvemos, com alegria, aquela que soube dizer sim a Deus e nos ensina a cumprir a Palavra de seu Filho, convidando-nos a fazer tudo o que ele nos diz.
Liturgia

A atitude da Mãe de Jesus nas bodas de Caná nos comprova que efetivamente as mulheres percebem os acontecimentos mais amiúde que os homens, se bem que eu creio que Jesus que sabe tudo, fez tal delicadeza com sua Mamãe, deixando-lhe cordialmente a prerrogativa de se manifestar...

Escutei, de um Sociólogo de muitos anos, que as mulheres têm o sentido mais aguçado que os homens porque 'no tempo das cavernas, quando seus maridos voltavam das caçadas de animais selvagens para alimento, elas, sorrateiramente, às escondidas, ficavam a escutar os comentários dos feitos ocorridos na conquista do sucesso alcançado... E daí, fala-se que nós mulheres, além dos cinco sentidos que possuímos, temos um adicional, que é o sexto sentido...'. 

Comparações, divagações, à parte, mas o que me encanta neste Evangelho é a participação de Jesus em acolher e realizar aquilo que sua Mamãe percebeu e simplesmente lhe falou... A atitude de Jesus nos revela e comprova que verdadeiramente, sua Mãe, assim como intercedeu pelos noivos e o Senhor a atendeu, Ela intercede por nós ... Aparecida do Norte, está aí, 2018 anos depois, visitada - por milhares de devotos em gratidão à ternura e à bondade de Nossa Senhora Aparecida, para agradecer e testemunhar os milagres acontecidos em suas vidas e na vida de seus familiares pela intercessão da Santa Mãe de Jesus - Lc 1,43!

'Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 
Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
                                              


 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! ” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.' João 2,1-11. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque assim como muitos Santos e Santas intercedem por nós, dentre estes, João Paulo II, Frei Galvão, Santa Terezinha, Madre Paulina, ‘Ester intercedeu ao Rei por seu povo e foi atendida – Est 5,1-2.7,23 e a Mãe de Jesus, aqui, nas bodas de Caná, intercedeu pelos noivos e Jesus inicia para nós, a sua manifestação gloriosa’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde na mente e no coração de irmãos incrédulos quanto à vossa graça, copiosamente dada à Maria, Mãe de Jesus, para que reconheçam a vossa ação na vida dela e na vida de todos aqueles que acreditam, confiam e esperam em vós, com o auxílio de Nossa Senhora, amém!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa - Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós. Ajuda-nos Mãe e caminha conosco para que como a Senhora, pelo vosso sim, cooperou para a salvação da humanidade, trazendo-nos Jesus, nós também cooperemos, com o Senhor nosso Deus e Pai! Amém!

Brasília-DF., 12 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário