3.10.18

LUCAS 9,57-62 - EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA


A Igreja celebra a memória dos Santos André e Ambrósio - Presbíteros e Mártires. Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, por ocasião da invasão holandesa no Brasil. Recordando a memória dos protomártires de nosso país, canonizados em 2017, rezemos por todos os que, nos tempos de hoje, sofrem e são perseguidos por testemunhar a fé. Liturgia 

Todas as decisões que tomarmos na vida trarão consequências benéficas ou não... Daí a necessidade de apreciarmos, analisarmos bem, com cautela, os diferentes aspectos que se nos apresentam ou que nos sejam propostos, para então, priorizarmos, o mais importante...

Jesus nos ensina hoje a decidir pelo melhor, pelo que se coloca à nossa frente e que será bom não somente para nós, mas para muitos... E isto é, sabedoria!

Caríssimos, o quarto mandamento da Lei de Deus é Honrar Pai e Mãe, e assim devemos proceder, no entanto, hoje, Jesus nos ensina que é mais importante anunciar o Reino de seu Pai, que não passa, é eterno, onde todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus, estaremos juntos um dia...

'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.

                                       



 Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”.' Lucas 9,57-62.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco, porque nos amas com amor eterno – Sl 136. Graças Pai, porque Jesus nos mostra o melhor caminho a seguir ‘como colaboradores desprendidos e decididos no anúncio e no testemunho do vosso Reino de Amor’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor a fim de crescermos na fidelidade a Jesus e fazermos a vossa vontade... ‘Dai-nos Pai, um coração capaz de reconhecer e reverenciar vossa grandeza e bondade’. Ajuda-nos ó Pai, a escutarmos Jesus, seguindo-o, vivenciando e anunciando os vossos preceitos e ensinamentos com coragem e com amor! Amém!

Santa Maia, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘sermos generosos e fraternos, seguindo os passos de Jesus’. Amém! 


Santos André e Ambrósio e seus 28 companheiros, roguem a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 03 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário