21.10.18

MARCOS 10,35-45 : 'SERVIDORES DO REINO DE DEUS' - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA






'A primeira leitura (Is 53,10-11) apresenta-nos a figura do Servo justo e fiel, o Messias, que através da oferta de sua vida e do seu sofrimento torna-se causa de salvação para todos. A Carta aos Hebreus (Hb 4,14-16) ressalta que Jesus é o “sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas”, assumindo a fragilidade humana e fazendo-se solidário conosco. Confiantes na presença misericordiosa de Deus, nós suplicamos, com o Salmo 32: “Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois em vós nós esperamos”.

Conforme o Evangelho segundo Marcos, Jesus está caminhando para Jerusalém, onde irá sofrer a paixão e morte na cruz. Marcos ressalta que Jesus vai à frente e os discípulos os seguem (Mc 10,32). O caminho que Jesus percorre com os seus discípulos não tem sentido apenas geográfico, mas espiritual, enquanto discipulado, no qual ele vai ensinando-lhes as exigências do Reino. Contudo, em diversa ocasiões, como ocorre na passagem proclamada (Mc 10,35-45). Marcos menciona as dificuldades dos discípulos para entenderem a lógica do Reino de Deus, diferente da lógica dos reinos deste mundo.

                                                      


 A reação indignada dos discípulos ao pedido que os irmãos Tiago e João fizeram a Jesus indica que eles também tinham a pretensão de ocupar um lugar especial no Reino, acima dos outros. Jesus aproveita a ocasião para reiterar o seu ensinamento: “Quem quiser ser grande, seja o vosso servo “(Mc 10,43). Os discípulos que caminham com Jesus, para Jerusalém, devem estar dispostos a percorrer um caminho de doação e serviço, que comporta sofrimentos, e a permanecer com ele até o fim. Nós também, enquanto discípulos, somos chamados a ser servidores do Reino de Deus, de acordo com a vocação recebida por cada um. Qual tem sido o nosso estilo de vida? Seguimos a lógica do Reino ou a lógica deste mundo ?

Neste domingo do Mês Missionário, estamos celebrando o Dia Mundial das Missões. A Mensagem do Papa Francisco para esta ocasião tem como tema: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Nela, o Santo Padre nos recorda a importância da missão até os confins da terra, contando com os jovens nas condições concretas do nosso tempo, com o mundo digital e as redes sociais. O Papa deseja que o Sínodo, que está sendo realizado em Roma, sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” seja oportunidade para os jovens se tornarem “discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até os últimos confins da terra”. Na Arquidiocese de Brasília, temos visto com gratidão e esperança a participação de um grande número de jovens na vida de nossas paróquias, pastorais e movimentos eclesiais, especialmente nas visitas missionárias. É preciso valorizar e favorecer, sempre mais, a presença da juventude nas nossas comunidades. Necessitamos, acima de tudo, dos jovens evangelizando jovens!

A coleta pelas Missões, que se realiza nas missas deste domingo, é um sinal importante de unidade e partilha com os missionários dos lugares mais carentes do mundo. Reze pelos missionários, colabore com as Missões, seja também missionário!'


              PALAVRA DO PASTOR
              SERVIDORES DO REINO DE DEUS
                       Dom Sergio da Rocha
                Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 21 de outubro de 2018
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário