18.10.18

LUCAS 10,1-9 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Lucas, Evangelista. Lucas – Síria - Grécia, século 1º, médico que foi companheiro de Paulo nas suas viagens, é autor de um dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Evangelista do amor e da misericórdia divina, descreve Jesus como amigo dos pobres e das mulheres. Nos Atos, traça o retrato da Igreja que persevera no ensinamento dos apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração. Imitando seu exemplo, anunciemos o reino glorioso do Senhor.
Liturgia

Caríssimos, todos nós temos aspirações na vida e para alcançá-las necessitamos da graça de Deus e de um projeto pessoal para traçar o caminho que poderá nos conduzir para realizarmos o sonho esperado, desejado...

Diz-se, que, ‘quem casa, quer casa’ e muitos casais, regra geral, quando podem, começam a estruturar-se fazendo uma poupança mútua, preparando-se para alcançar seus objetivos...

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136, tudo criou, nos fez e somos seus – Sl 100; no tempo favorável, enviou-nos o seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo – Jo 3,16, para nos salvar, dentre outros, para construir, edificar a sua Igreja - a morada de Deus entre nós, para nos congregar, nos reunir, acolher...

Somente amamos o que conhecemos e Jesus nos revela o Pai, escolhe pessoas e as envia em missão para que revelem o Pai e a vontade do Pai a todos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

                                            



Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Diz-nos a Igreja, que ‘O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe – Mc 3,14-15. Representando as doze tribos de Israel Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7 e os outros discípulos – Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja.’ CIC 765.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘ao santificar vossa Igreja, a fizeste anunciar o evangelho com fidelidade e ser ouvida por todas as nações, despertando corações generosos para o vosso serviço’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e fortaleza, para escutar, vivenciar, anunciar e testemunhar com fidelidade a vossa Palavra em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a caminhar sempre junto com o Senhor! Amém!

São Lucas – Evangelista e Missionário, ‘vós que curastes muitos doentes’, rogai a Deus pelos Médicos, por todos aqueles que trabalham na área da Saúde e por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 18 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário