28.1.16

A LÂMPADA E A MEDIDA - MARCOS 4,21-25 - REFLEXÃO DIÁRIA








A Igreja do Senhor faz memória de Santo Tomás de Aquino – Presbítero e Doutor. ‘Tomás (Itália, 1226-1274), dominicano, formou-se nas renomadas escolas do seu tempo. Aprofundou-se nos estudos filosóficos e teológicos e elaborou a síntese do seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.’
Liturgia

Na nossa vida tudo o que fazemos, haverá um retorno... Causa e efeito: se meço alguém, serei medida também. Se amo e se abençoo, o amor e a benção me alcançarão, e o mesmo funciona com os opostos... Nada escapa aos olhos e aos ouvidos atentos de Nosso Deus e Pai!

Acolhamos a Palavra do Senhor que nos ‘ ensina o caminho da vida, cheio de alegrias em sua presença e delícias à sua direita, perpetuamente’ – Sl 16,11, narrada por Marcos:

                                                          


'Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto , e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.’ Marcos 4,21-25.

A primeira leitura 2Samuel 7, nos traz hoje a oração de gratidão de Davi ao Senhor Deus. A alegria e o amor de Davi ao Pai, são exemplos que devemos seguir, pois Deus dá o cêntuplo, cêntuplos: Deus multiplica as graças e bênçãos à Davi e as estendem à sua descendência; e Davi bendize o Senhor, rezando – Sl 103,17.

É maravilhosa a história da nossa salvação! A liturgia da palavra nos leva a reviver, a conhecer, que nosso Deus e Pai quer que todos nós sejamos felizes e que a nossa medida, seja a sua imensurável Misericórdia...  Jesus, neste tempo favorável do Senhor, é a razão da nossa alegria e da nossa  felicidade!

Jesus é luz e quem o segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida – Jo 8,12 e nós, como uma lâmpada acesa pela luz de Cristo, conectados Nele, devemos estar disponíveis e atentos  para iluminar aonde quer que nós estejamos, sem criticar, sem medir, nem condenar ninguém, porque todos somos filhos amados do Senhor e os nossos dons procedem Dele, também!

Caríssimos, não nos preocupemos se agimos de forma diferenciada e ainda nos aborrecemos com os nossos irmãos, busquemos a sabedoria do Senhor e quando isso acontece comigo, lembro-me de um ancião sacerdote que nos diz: 'que não somos anjos, mas humanos...'. Tenhamos sempre em mente  que nosso Deus e Pai é Justiça e Misericórdia: recorramos pois à Ele , expondo as nossas fraquezas e clamando pela sua Infinita Misericórdia !

Quanto às nossas dificuldades de relacionamento com os irmãos, exercito sempre o ‘deixar ir e deixar Deus agir”, porque a seu tempo, ‘tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.’ , a Justiça pertence ao Pai, Senhor e Criador de tudo! Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Santo Tomás de Aquino, rogai a Deus por nós para que o relacionamento familiar seja harmonioso e perfeito e as famílias sejam um testemunho a iluminar o mundo!

Brasília-DF., 28 de janeiro de 2016

        Ana Miranda Bessa



                 

5 comentários:

  1. Amei essa reflexão; foi grande incentivo e aprendizado para mim! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a parte que diz que nós não somos anjos,mas humanos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    Que comentário homilitico riquíssimo em espiritualidade.

    ResponderExcluir