7.1.16

JESUS INAUGURA SUA PREGAÇÃO - LUCAS 4,14-22 - REFLEXÃO DIÁRIA









Falar do amor de Deus é como estar com o que imagino ser o Paraíso e a impressão que tenho de lá, de uma visualização em oração, é como um lugar onde todos se acolhem mutuamente e amorosamente...

São Paulo nos antecede que ouviu ‘...palavras inefáveis...’ – 2 Cor 12,2-4 e eu as correlaciono, faço um paralelo entre o que São Paulo nos disse, com as pessoas que ouviam Jesus e ficavam encantadas com as palavras que ele falava, conforme nos narra Lucas no evangelho de hoje:


'Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
                                

Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.’ Lucas 4,14-22.

O Espírito Santo, amor que procede do Pai envolve Jesus, o unge, o consagra,envia,  e todos aqueles que o viam ou que estavam com ele, é como se vissem e ouvissem o próprio Pai porque o mesmo Jesus nos disse: ‘Eu e o Pai somos um – Jo 10,30; Aquele que me vê, vê aquele que me enviou – Jo 12,45 e Aquele que me vê, vê o Pai – Jo 14,9’, e São Paulo nos diz que Jesus Cristo ‘é a imagem do Deus invisível’ – Col 1,15.

Caríssimos, que maravilhosa, divina e eterna é a nossa fé, a nossa esperança, que o Senhor Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus preparou para cada um de nós que acreditamos, confiamos esperamos, Nele! Ó, Glória!  Com o Salmista, rezemos, para que 'as nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!’ Sl 72.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ‘vinde em nosso auxílio, Senhor:

- Ajudai a Igreja a revelar o vosso amor  pela humanidade.
- Fortalecei-nos na disposição ao diálogo inter-religioso respeitoso e fecundo.
- Fazei-nos sempre dignos da vossa companhia e do vosso amor.
- Tornai-nos mais comprometidos com vosso projeto de vida e libertação.
- Abençoai  Senhor  as nossas famílias .’, para que se assemelhem à Sagrada Família de Nazaré. 
 Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe para que amando a Deus e a Jesus, comprometamo-nos também sob a unção do Espírito Santo, a amar os nossos irmãos e irmãs. Amém!

Brasília-DF., 07 de janeiro de 2016
        Ana Miranda Bessa

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário