27.1.16

PARÁBOLAS DO REINO - O SEMEADOR - MARCOS 4,1-20 - REFLEXÃO DIÁRIA










Os testemunhos de pessoas que superaram problemas difíceis, quer sejam em suas atividades ou em sua saúde, ajudam as pessoas que estejam passando pelas mesmas situações...

Assim como os testemunhos e as experiências das pessoas nos podem ajudar no nosso dia a dia, com as parábolas, a recíproca é semelhante e servem para nos ajudar  a compreender a dinâmica do Reino de Deus para que possamos praticar as suas virtudes e gerar bons frutos.



Sinto que as comparações são importantes porque, regra geral, na concretude das nossas atitudes  elas podem revelar e demonstrar, se o caminho que estamos percorrendo nos conduz para o bem!

Acolhamos com amor a Palavra do Senhor, narrada por Marcos, e abramos a nossa mente e o nosso coração ao que Jesus quer nos revelar hoje:


 ‘Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
                                        
Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes:“Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda,mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.

Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.

E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria,mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.

Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra;mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.’ Marcos 4,1-20.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus convida a entrar no Reino através de parábolas, traço típico do seu ensinamento – Mc 4,33-34. Por elas, convida ao festim do Reino – Mt 22,1-14, mas exige também uma opção radical: para adquirir o Reino, é preciso dar tudo – Mt 13,44-45; as palavras não bastam, são precisos atos – Mt 21,28-32. As parábolas são como espelhos para o homem: este acolhe a palavra como um solo duro ou como uma terra boa – Mt 13,3-9 ? Que faz ele dos talentos recebidos – Mt 25,14-30? Jesus e a presença do Reino neste mundo estão secretamente no núcleo das parábolas. É preciso entrar no Reino, isto é, tornar-se discípulos de Cristo para “conhecer os mistérios do Reino dos Céus” – Mt 13,11. Para os que ficam “de fora” – Mc 4,11, tudo permanece enigmático – Mt 13,10-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, dá-nos olhos de ver e perceber; ouvidos de ouvir e entender... Queremos, buscamos, e vos pedimos a nossa conversão e o vosso perdão... Queremos trabalhar para o vosso Reino de Amor, anunciar a vossa palavra sem nos preocuparmos se foi acolhida: é o Senhor que a faz frutificar, como a semente da parábola! Graças, Senhor! Graças, por tudo que somos, temos e amamos! Glórias e louvores à vós, Senhor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa , roga a Deus por nós Mãe para que acolhendo a semente do Reino , a cultivemos com amor, para que possamos dar frutos de santidade e de amor na graça do Senhor, e testemunhemos com palavras, atos, gestos e ações, a Infinita Misericórdia do Pai que nos edifica, para que edifiquemos os irmãos, amém! 

 Brasília-DF, 27 de janeiro de 2016
           Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário