17.1.16

AS BODAS DE CANÁ - JOÃO 2,1-11 : 'FAZEI O QUE ELE DISSER' - REFLEXÃO DO PASTOR








'Terminado o tempo do Natal, com a festa do Batismo do Senhor, iniciou-se a primeira semana do Tempo Comum. Por isso, celebramos, hoje, o segundo Domingo do Tempo Comum. É importante recordar que este novo tempo litúrgico, o mais longo do ano, caracterizado pela cor verde , recebe este nome, por referir-se ao conjunto da vida e dos ensinamentos de Jesus, ao invés de se deter num aspecto específico, como ocorre nos demais tempos litúrgicos (Advento, Natal, Quaresma e Páscoa). Por isso, o termo “comum” não quer dizer que tenha menor valor ou deva merecer menos atenção.
                                        

“Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), afirma Maria aos que estavam servindo na festa de casamento, em Caná da Galileia. No momento difícil, vivido pela família que realizava a festa, Maria se mostra mãe amorosa e intercessora diante de Jesus. Ao mesmo tempo, ela pede aos que estavam servindo para fazer tudo o que o seu filho diz. Deste modo, realiza-se o primeiro milagre, isto é, o primeiro “sinal” de Jesus, o início dos sinais da chegada do Reino, da manifestação de sua glória, conforme o Evangelho segundo João.

Há muitas situações a serem transformadas na vida das pessoas, das famílias e do povo brasileiro. Podemos dizer que, muitas vezes, nos falta o “vinho” da alegria e da vida nova em Cristo. Há, certamente, muita água a ser transformada em vinho. Para que isso ocorra, necessitamos, acima de tudo, de Jesus Cristo. A ele, através de Nossa Senhora, apresentamos as nossas necessidades, o “vinho” que nos falta. Contudo, devemos também fazer a nossa parte . Jesus realiza, “sinais” do Reino, contando conosco. É Ele quem realiza; cabe a nós, nele crer e praticar a sua Palavra em meio aos desafios da vida. Por isso, é a nós que Maria está dizendo: “Fazei o que Ele vos disser”. Seja este o nosso programa de vida, ao longo deste novo tempo litúrgico e durante todo este novo ano; fazer o que Jesus diz. Para que isso ocorra, é fundamental colocar-se à escuta do Senhor, por meio da oração e da meditação da Palavra.

O relato das bodas de Caná se concluí com a afirmação: “e seus discípulos creram nele” (Jo 2,11). Neste Ano da Misericórdia, somos chamados a crescer na fé no Senhor misericordioso, discernindo os “sinais” da sua misericórdia em nossa vida, a fim de ser “ misericordiosos como o Pai “.

O Salmo 95, hoje rezado, nos ajuda a cultivar essa atitude de reconhecimento e de testemunho do amor misericordioso de Deus. Confiantes na misericórdia divina, rezemos com o salmista: “Cantai ao Senhor Deus um canto; manifestai os seus prodígios entre os povos!”.'


    A PALAVRA DO PASTOR
          FAZEI O QUE ELE DISSER
            Dom Sergio da Rocha
         Arcebispo de Brasília - DF.

       Em, 17 de janeiro de 2016
           Ana Miranda Bessa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário