18.1.16

A QUESTÃO DO JEJUM - MARCOS 2,18-22 - REFLEXÃO DIÁRIA










Sabe-se que toda causa, gera uma consequência... Assim, como o esposo se une à esposa para constituir a família, e o vinho novo deve ser guardado em odres novos para que a maturação do mesmo seja suportada pelo odre novo, ou seja, cada qual tem o seu lugar próprio, o seu objetivo, a sua finalidade como nos diz Jesus, na esfera espiritual: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, por isso não ouvis: porque não sois de Deus.” Jo 8,47

Jesus hoje nos ensina que para o seu seguimento, a coerência de nossas ações e atitudes está em buscar o essencial no nosso relacionamento com o nosso Deus e Pai que 'prefere os sentimentos íntimos do coração sincero e compassivo'!

Acolhamos amor Palavra do Senhor, narrada por Marcos:

                                                            
'Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”. Marcos 2,18-22.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ A unidade entre Cristo e a Igreja, Cabeça e membros do Corpo, implica também a distinção dos dois em uma relação pessoal. Este aspecto é muitas vezes expresso pela imagem do Esposo e da Esposa. O tema de Cristo Esposo da Igreja foi preparado pelos Profetas e anunciado por João Batista – Jo 3,29. O Senhor mesmo designou –se como “o Esposo” – Mc 2,19; Mt 22,1-14; 25,1-13. O apóstolo apresenta a Igreja, e cada fiel, membro do seu Corpo, como uma Esposa “desposada” com Cristo Senhor, para ser com Ele um só Espírito – 1Cor 6,15-16; 2Cor 11,2. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado – Ap 22,17; Ef 1,4.5.27., a qual Cristo “amou, pela qual se entregou, a fim de santificá-la” – Ef 5,26,que associou a si por uma Aliança eterna, e da qual não cessa de tomar cuidado como do seu próprio Corpo – Ef 5,29.’ CIC 796

Assim como Nosso Deus e Pai, enviou Anjos e Profetas para orientar e conduzir o seu povo, neste tempo favorável do Senhor, enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho amado para nos anunciar a Boa Nova do Reino de Amor: ‘ A presença das núpcias messiânicas e do vinho novo’.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, dá-nos Senhor um coração novo, um coração a ser maturado como o vinho novo ou, como um galhinho verde de bambu, e neste coração verdinho, mas alegrinho – como o bambuzinho novo que balança no vai e vem do vento – pela vida nova que trás em si sobre um tronco mais forte, para depois tornar-se também forte e sustentar o novo galho que virá, queremos Senhor , ser firmes e fortes no Senhor e assim testemunhar a vossa presença no meio de nós, o Vinho Novo da alegria que vem do vosso Santo Espírito e de Vós! Amém!

Graças, Senhor! Graças Espírito Santo que põe a certeza em nosso coração de sermos filhos amados do Pai, como Jesus o É – Mt 17,5, pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe, para que tenhamos ‘sabedoria para discernir a vontade do Senhor em nosso dia a dia’, 'e aprender o que significa a Misericórdia' que Ele quer de cada um de nós! - Mt 9,13. Amém!

Brasília-DF., 18 de janeiro de 2016

     Ana Miranda Bessa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário