16.1.16

VOCAÇÃO DE LEVI. À MESA COM OS PECADORES - MARCOS 2,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA







Quando moramos com nossos pais que se encontram com dinheiro escasso sem poder contratar uma secretária do lar, cada membro da família tem uma tarefa a realizar..., e, quando começamos a ter um trabalho remunerado, nos responsabilizamos cada qual por uma determinada despesa, como pagar a conta de luz, água e etc. e assim todos contribuímos para o nosso bem comum...

Assim são com as famílias mais simples ; é como viver em comunidade e penso que isso acontece também na vida espiritual no projeto de Deus para a nossa salvação, como nos diz Santo Agostinho que ‘Deus nos criou sem nós, mas não quis, salvar-nos sem nós’ e para isso, enviou-nos Jesus Cristo para nos chamar para segui-Lo e para participar de seu Reino de Amor.

Acolhamos com amor, com a mente e coração abertos e receptivos a Palavra de Salvação, narrada por Marcos:

‘Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
                                            

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.’ Marcos 2,13-17.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus convida os pecadores à mesa do Reino: “Não vim chamar justos, mas pecadores” – Mc 2,17;1Tm 1,15. Convida-os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, mas mostrando-lhes, com palavras e atos, a misericórdia sem limites do Pai por eles - Lc 15,11-32 e a imensa “alegria no céu por um único pecador que se arrepende” – Lc 15,7. A prova suprema deste amor será o sacrifício da sua própria vida “em remissão dos pecados” Mt 26,28.’ CIC 545

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ó Deus de Amor, de Bondade, de Misericórdia, Deus Fiel, que caminha conosco... Nós vamos ao vosso encontro e o Senhor é que nos encontras, como a Saul e Samuel – 1 Sm 9,17-19;10,1 e Levi com Jesus! Graças, Pai! Graças! Bendito sejas Nosso Deus e Pai! Glórias e Louvores à vós, Senhor!

Dai-nos a graça Pai Santo de perseverarmos no vosso Caminho e colocarmo-nos ‘a serviço do reino pregado por Jesus’.

Pai Santo, ‘pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa:
- ‘Fortalecei, Senhor, o testemunho da Igreja no meio dos empobrecidos e sofredores e, protegei as famílias da discórdia e da divisão e educai-as no diálogo fraterno e na solidariedade.’
Liturgia . Amém!

Brasília-DF., 16 de janeiro de 2016
         Ana Miranda Bessa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário