20.1.16

UMA CURA EM DIA DE SÁBADO - MARCOS 3,1-6 - REFLEXÃO DIÁRIA












O obscurantismo pode nos impedir de ver, apreciar e aprovar a ação de Nosso Deus e Pai na promoção da vida das pessoas... Assim aconteceu no tempo de Jesus e continua acontecendo em nossos dias...

Diariamente está a mídia nos mostrando o mal que está sendo feito no mundo, e aqui no Brasil especificamente, este mal não está tão somente na violência em eliminar o outro com armas, por  quaisquer motivos, mas em eliminar a vida do outro com a corrupção exacerbada, os desmandos, que vêm tirando o direito do cidadão de um atendimento médico – hospitalar adequado...

Não permitir que a dignidade de uma vida humana saudável se realize, reflete a dureza de coração e a insensibilidade daqueles que por egoísmo e sede de poder e de riquezas, praticam acintosamente a corrupção  e apoderam-se do bem que é de todos, aliada à incompetência das autoridades constituídas em planejar e administrar bem as finanças públicas...


Acolhamos com o coração aberto e receptivo a Palavra do Senhor: a Boa Nova do evangelho de Jesus Cristo, narrado por Marcos:
                                              

'Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Marcos 3,1-6.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Desde o início do ministério público de Jesus, fariseus e adeptos de Herodes, com sacerdotes e escribas, mancomunaram-se para mata-lo - Mc 3,6. Em virtude de certos atos por ele praticados (expulsões de demônios – Mt 12,24; perdão dos pecados – Mc 2,7; curas em dia de sábado Mc 3,1-6; interpretação original dos preceitos de pureza da Lei – Mc 7,14-23; familiaridade com os publicanos e os pecadores públicos – Mc 2,14-17), Jesus pareceu a alguns mal-intencionado, suspeito de possessão demoníaca – Mc 3,22; Jo 8,48; 10,20. É acusado de blasfemo – Mc 2,7; Jo 5,18; 10,33 e de falso profetismo – Jo 7,12; 7,52, crimes religiosos que a Lei punia com a pena de morte sob forma de apedrejamento – Jo 8,59; 10,31.’ CIC 574.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso , dai-nos um coração, simples, puro, compassivo e misericordioso como o vosso coração e o coração de Jesus - manso e humilde:

- ‘Fortalecei todos os cristãos na prática do bem e na vivência da solidariedade.

- Salvai o vosso povo das ideologias perversas e das tramas dos adversários.

- Dai-nos sabedoria para discernir o que favorece ou não a vida humana.

- Abençoai nossa comunidade e suas ações em favor dos necessitados.’ Amém!
Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ensina-nos Mãe, a sermos fraternos, solidários e misericordiosos para ajudarmos o nosso próximo, assim como a Senhora ajudou Isabel – Lc 1,39-56, amém!

    Brasília-DF., 20 de janeiro de 2016
            Ana Miranda Bessa


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário