6.1.16

JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS - MARCOS 6,45-52 - REFLEXÃO DIÁRIA








Diz-se que quem quiser tentar entender os mistérios de Deus não os conseguirá, porque se os entendesse, Deus não seria Deus!

É como o vento que sopra, é como o amor: sentimos, vivenciamos, sabemos que nos cercam e nos envolvem, mas não os controlamos...

São tantos os mistérios, mas a Palavra do Senhor, o Cosmos, os Oceanos,o universo biológio, mineral, micro e macro, nos testemunham a presença do Nosso Deus e Criador e muitas vezes, como as ondas revoltas e inquietas... ficam as nossas mentes e os nossos corações!

Diz-se sempre que só se ama o que se conhece e nós cristãos hoje fundamentamos a nossa fé na Palavra do Senhor, nos testemunhos dos apóstolos, dos discípulos e seguidores de Jesus quando então proclamamos que verdadeiramente Jesus é o Filho de Deus e assim permanecemos com ele, e ele com Deus – 1Jo 4,11-18.

Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20 e assim como Ele viu os apóstolos em dificuldades e foi ao encontro deles, ele também nos vê e quando o invocamos, ele vem ao nosso encontro! Que o reconheçamos sempre, em todas as circunstâncias das nosas vidas!

Acolhamos com amor, a Santa Palavra que nos salva, nos liberta e nos enche de esperança em Cristo, Senhor da Vida, conforme nos conta Marcos no evangelho de hoje: 'Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.

Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
                                    

Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.’ Marcos 6.45-52.

Dizem nossos Bispos que ‘Jesus, ao caminhar sobre as águas, revela aos seus discípulos que é Deus, isso porque, segundo as Escrituras, somente Deus pode caminhar sobre o mar. Podemos ver isso no livro de Jó: "Sozinho ele estende os céus e caminha sobre as alturas dos mares" (Jó 9, 8) e no livro dos Salmos: "No mar abriste o teu caminho, tua passagem nas águas profundas, e ninguém conseguiu conhecer os teus rastros" (Sl 76, 20). A revelação da divindade de Jesus continua na mesma passagem quando ele fala aos discípulos: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!", atribuindo para si o mesmo nome que Deus atribuiu a si na passagem da sarça ardente, quando revela o seu nome a Moisés.’ CNBB

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra, Nosso Deus-Pai e Senhor em Cristo Jesus, dá-nos Senhor um coração dócil para vos amarmos mais e vos conhecermos melhor e assim entendermos a vossa vontade em nossas vidas, e, ‘se as águas do mar da vida, quiserem nos afogar’ , venha Senhor em nosso auxílio! Fica conosco, Senhor! Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe , para que sejamos dígnos das promessas de Cristo!

   Brasília, DF., 06 de janeiro de 2016 

         Ana Miranda Bessa

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário