Nosso Deus e Pai fez a sua criação e criaturas... Ele sabe, conhece tudo, nada escapa ao seu controle, mas ele quer a nossa participação e quando chegamos ao limite de nossas forças, ou do nosso conhecimento, confiemos e esperemos Nele porque ele sempre tem o melhor para cada um de nós...
A nossa função, é dar continuidade ao que ele fez e em nós mesmos podemos constatar o nosso próprio crescimento , desenvolvimento, envelhecimento... De forma visível, vemos, semanalmente as nossas unhas e cabelos que crescem, independentemente da nossa vontade!
Acolhamos com amor a Palavra do Senhor e meditemos, para entender a sua vontade em nossas vidas, conforme narra Marcos para nós, no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.’ Marcos 4,26-34
Caríssimos, para que o Reino de Deus aconteça, a nossa colaboração se faz necessária; pessoas nos ensinaram, demonstraram, testemunharam e cabe a nós fazer o mesmo, mas com um diferencial: sermos melhores a cada dia e a fórmula, ‘É amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos’, pois disse-nos Jesus, ‘Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” – Mt 22,34-38.
Dia a dia é necessário que sejamos aperfeiçoados para que façamos brilhar através de nós a luz de Cristo! Como um diamante que se torna brilhante, belo, refulgente, assim devemos ser ! A obra é de Nosso Deus e Pai, mas ele quer que colaboremos com ele e já conhecemos os meios - o amor, a oração, a escuta, a sua Palavra, os Sacramentos, a Eucaristia, a fraternidade, a solidariedade, a misericórdia -, pratiquemo-los, então, na força do seu Espírito Santo, amém!
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, como a semente lançada na terra, que escondida, persevera e alheia a tudo germina e cresce na luz..., cresce, frutifica..., dá sombra, refrigério... Dá-nos Senhor perseverar na sua palavra... Dá-nos Senhor, abandonarmo-nos em seu amor. ‘Como criança desmamada no colo materno’ – Sl 131, dá-nos Senhor estarmos em vós, confiantes e certos de todos os cuidados que como uma mãe, o Senhor tem por cada um de nós, seus filhos amados!
Pai Santo, ‘vinde, Senhor, em nosso auxílio:
- Orientai os políticos, para que consagrem sua atividade à busca do bem comum.
- Tornai fecundos os pequenos gestos que promovem a vida e são sinais do vosso reino.
- Ajudai os agricultores a obter boas colheitas e os trabalhadores um salário justo e digno.’ Liturgia
Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe a guardarmos em nosso coração a Palavra do Senhor e rogue a Ele por nós! Amém!
Brasília-DF., 29 de janeiro de 2016
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário