22.1.16

MARCOS 3,13-19 - OS DOZE : REFLEXÃO DIÁRIA









Quando se oferece um currículo à pretensão de um trabalho, aquele é analisado pela instituição quanto à capacidade técnico – funcional do candidato e dentre muitos currículos apresentados, a instituição decidirá quantos daqueles correspondem ao perfil que ela procura, quando então é marcada a entrevista, para que se determine os mais experientes ou mais capacitados...

Nosso Deus e Pai, como Jesus Cristo, conhecem os nossos corações - Mc 2,8, não precisamos de currículo para sermos conhecidos por Deus, ele nos criou, é nosso Pai e sabe tudo de nós. Escolheu doze patriarcas  descendentes de Abraão, filhos de Jacó, para formar as 12 tribos de Israel e assim conduzir o seu povo – Gn 49, tribos estas que também receberam as bênçãos de Moisés – Dt 33. E como Deus nos amou tanto – Jo 3,16, enviou-nos Jesus, e Jesus escolhe os Doze no evangelho de hoje, para formar a Nova Aliança, que caminha com Jesus ao encontro do Pai, no seu Reino de Amor!

Acolhamos com o coração e a mente abertos e receptivos  a Palavra do Senhor, que assim como ele chamou doze e depois mais outros - Lc 10, pode nos chamar também para testemunharmos a Graça e a Misericórdia do Pai, em nossos dias:
                                                

'Naquele tempo, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele.Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar,com autoridade para expulsar os demônios. Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.' Marcos 3,13-19.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Desde o início da sua vida pública, Jesus escolhe homens em número de doze para estarem com Ele e para participarem da sua missão - Mc 3,13-19; dá-lhes participação na sua autoridade “e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar” – Lc 9,2. Permanecem eles para sempre associados ao Reino de Cristo, pois Jesus dirige a Igreja por intermédio deles: Disponho para vós o Reino, como meu Pai o dispôs para mim, a fim de que comais e bebais à minha  mesa em meu Reino, e vos senteis em tronos para julgar as doze tribos de Israel – Lc 22,29-30.’
CIC 551.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, que a Nova Aliança , a lei do amor, a vossa lei, seja o nosso sentir e o nosso viver! Glorifica-nos Senhor, para que nós vos glorifiquemos, agora e sempre! Unge-nos Senhor Jesus com vossa força e poder, consagra-nos à vós e envia-nos para anunciar a Boa Nova do vosso Reino de Amor:

- 'Renovai, Senhor, na Igreja a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens.

- Dai perseverança e fidelidade aos vocacionados à vida sacerdotal e religiosa.

- Suscitai nos governantes do mundo o compromisso com a paz e a justiça.’

- Acolhei na paz eterna os falecidos de nossas famílias e de nossa comunidade.' 
Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e ajuda-nos Mãe a superarmos as barreiras da inveja, do ciúme, da insegurança e do medo, da comodidade, do preconceito e da discriminação de pessoas;  somos conhecidos do Senhor  Nosso Deus e de Jesus Cristo, pois todos nós, indistintamente,  somos irmãos, e filhos amados do mesmo Pai!  
Amém!

      Brasília-DF., 22 de janeiro de 2016
              Ana Miranda Bessa   



                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário