8.1.16

CURA DE UM LEPROSO - LUCAS 5,12-16 - REFLEXÃO DIÁRIA










Temos testemunhos de curas operadas por Jesus à distancia, como a do servo de um centurião – Mt 8,5s; da filha de uma siro-fenícia – Mc 7,24., Lc 7,1s, porque Jesus não faz distinção de pessoas e nem precisamos marcar hora para encontra-Lo!

Jesus é compassivo e misericordioso, assim como Nosso Deus e Pai é clemente e bondoso para com cada um de nós – Sl 103, 4.5.8, e Jesus nos ensina a amar o Pai e cura as nossas enfermidades – Mt 4,12-17.23-25; multiplica o pão para alimentar-nos e aos pequenos e pobres – Mc 6,34-44; salva a nossa vida da morte – Mc 6,45-52 e no evangelho de hoje, manifesta sua vontade em fazer o bem a um leproso, o acolhe com ternura de Pai, o toca e o cura imediatamente, conforme nos narra Lucas:
                                     

'Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.’ Lucas 5,12-16.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Jesus muitas vezes se retira, na solidão, na montanha, de preferência à noite, para orar – Mc 1,35; 6,46. Na sua oração, leva consigo os homens pois, assumindo a humanidade em sua Encarnação, oferece-os ao Pai, oferecendo-se a si mesmo. Ele, o Verbo que “assumiu a carne”, em sua oração humana participa de tudo o que vivem “seus irmãos” – Hb 2,12; ele se compadece de suas fraquezas para os livrar delas - Hb 2,15; 4,15. Por isso o Pai o enviou. Suas palavras e obras aparecem então como a manifestação visível de sua oração “em segredo”. CIC 2602

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja Louvado! Ó, Glória!

Caríssimos, assim como Jesus orava ao Pai, é um exemplo, um testemunho de que também devemos dedicar um tempo para a Oração, e verdadeiramente, encontramos na Oração a serenidade, a paz, a cura, a libertação, a sabedoria, para conduzirmo-nos nesta vida!

A nossa comunhão com o Senhor na intimidade e na familiaridade através da Oração, é um liame de amor: falamos ao Senhor e derramos a nossa alma a Ele, e silenciemos um pouco para escutá-Lo através de uma moção, inspiração, de sua Palavra ou até de uma pessoa que nos fale...

O Senhor Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, sempre nos dará uma resposta, uma solução ao que nos aflige se assim está o nosso coração e se achamos que a resposta está demorada, continuemos perseverando na Oração, sem esmorecer, como o próprio Senhor nos recomenda em Lc 18.

Por tanta maravilha, com Maria, a Mãe de Jesus e nossa, glorifiquemos o Senhor e exultemos de alegria em Deus nosso Salvador!

Brasília-DF., 08 de janeiro de 2016

          Ana Miranda Bessa

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário