26.1.16

EPISÓDIO DOS SETENTA E DOIS - LUCAS 10,1-9 - REFLEXÃO DIÁRIA






 Hoje a Igreja do Senhor faz memória dos Santos Timóteo e Tito – Bispos e Discípulos de Paulo. ‘Timóteo e Tito (Palestina, século 1º), grandes colaboradores na missão junto com São Paulo, foram, provavelmente, convertidos pelo apóstolo em sua primeira viagem missionária. Ambos são modelo de cristãos comprometidos com a evangelização.’
Liturgia

Nosso Deus e Pai, dentre outros, falou à Moisés que escolhesse setenta anciãos e escribas do povo para que o ajudassem na Missão, colocando-lhes o Espírito Santo, que se estendeu a mais dois outros que não se encontravam com os setenta, mas que estavam no acampamento... – Nm 11,24-30.

Jesus, em tudo fez a vontade do Pai: chamou e instituiu Doze Apóstolos, para formar a Nova Aliança de Deus Pai, como Jacó, instituiu seus doze filhos, descendentes de Abraão para formar as Doze Tribos de Israel – Gn 49. Jesus escolheu Setenta e Dois homens para ajudá-lo e os enviou para anunciar o evangelho, tal qual como Moisés acima fizera no deserto de Cades, à caminho do Sinai...

Domingo, assisti na TV Rede Vida, ao programa Anatomia do Poder  do Adv. Ives Gandra, que dialogava com o João Dória, possível candidato à Prefeitura de São Paulo... Respondendo a uma pergunta do entrevistador, disse o Sr. Dória que vai 'descentralizar a sua administração para que a burocracia possa fluir e para a qual ele se servirá da Internet 24 horas...' O que me pareceu muito louvável: descentralizar, usar a inteligência, a experiência e a tecnologia para ‘acelerar’, agilizar, em benefício do Povo... Aliás, toda a máquina governamental, deveria funcionar assim! Nosso Deus e Pai já o faz desde sempre, pois nos disse Jesus:  '...que o Pai trabalha até agora e ele também trabalha'! - Jo 5,17.

Jesus nos diz que ‘a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’, e como o Pai multiplicou os dons para com os colaboradores, Jesus o fez também, conforme a narrativa de Lucas, no evangelho de hoje:

                                             

 ‘Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”. Lucas 10,1-9.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe – Mc 3,14-15. Representando as doze tribos de Israel Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7 e os outros discípulos – Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja.’ – CIC 765.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, comprovadamente a função multiplicar e trabalhar para o bem de todos é a vossa pedagogia para com a vossa criação e as vossas criaturas! Graças, Pai Santo! Glórias e Louvores a vós, Senhor!

Abençoai-nos Senhor e ‘ conceda à vossa Igreja pastores e missionários de fé sincera que conduzam as comunidades no caminho de Jesus... a exemplo dos santos Timóteo e Tito.’  Conceda-nos também Pai Santo, a efusão do vosso Santo Espírito para que a nossa intimidade convosco se aprofunde cada vez mais através da oração e do conhecimento da vossa Palavra. Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, Passa à Frente e ajuda-nos Mãe,’ a anunciarmos entre as nações os grandes feitos do Senhor!’ Liturgia

São Timóteo e São Tito, rogai a Deus por nós, para que sejamos fiéis à sua Palavra! Amém! 

Brasília-DF., 26 de janeiro de 2016
         Ana Miranda Bessa

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário