25.1.16

APARIÇÕES DO RESSUSCITADO - MARCOS 16,15-18 : CONVERSÃO DE SÃO PAULO - REFLEXÃO DIÁRIA










Neste dia 25 de janeiro, a Igreja do Senhor, festeja a Conversão de São Paulo. Paulo ( Tarso, século 1º), de perseguidor da Igreja, passa a cristão e apóstolo dos gentios, sendo responsável pela formação de muitas das primeiras comunidades cristãs. Grande escritor do Novo Testamento, é o precursor da evangelização por meio de cartas. Liturgia

Jesus Ressurreto abordou Paulo a caminho de Damasco de forma divina, concreta, inusitada, expressando todo o seu poder... Ananias foi o seu intermediário para levar a cura aos olhos de Paulo que ficara cego pela intensidade da luz de Cristo e tendo recuperado a vista, fez-se batizar, purificando-se dos seus pecados e passou a ser testemunha diante de todos os homens, daquilo que viu e ouviu de Jesus .

 At 22,3-16.

Assim como Jesus precisou de pessoas, nós também precisamos uns dos outros... Ele chamou Doze e depois Setenta e Dois e outras tantas pessoas, como aconteceu com Paulo...

Assim como Jesus escolheu e formou discípulos para compor a Nova Aliança do Senhor, Ressurreto, ele se manifesta àqueles que lhe foram fiéis , renova este envio, e os designa ‘para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça.’ – Jo 15,16, como o fez com Paulo – At. 22,10.

Acolhamos a Palavra do Senhor e sintamo-nos à vontade para servi-lo e aos irmãos, como fizeram Paulo e os Apóstolos, conforme nos narra Marcos no evangelho de hoje:                                         
                                                                  
                                                   
‘Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.’ Marcos 16,15-18.

Sobre o Batismo para o perdão dos pecados, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Nosso Senhor ligou o perdão dos pecados à fé e ao Batismo: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo” – Mc 16,15-16. O Batismo é o primeiro e principal sacramento do perdão dos pecados porque nos une a Cristo morto pelos nossos pecados, ressuscitado para a nossa justificação – Rm 4,25, para que “nós também vivamos vida nova” – Rm 6,4. CIC 977

A nossa conversão é um processo diário, e devemos pedir ao Senhor que nos proteja, nos guarde e esteja sempre conosco em nossa caminhada , porque, ‘ ...a graça do Batismo não livra ninguém de todas as fraquezas da natureza. Pelo contrário, ainda temos de combater os movimentos da concupiscência, que não cessam de arrastar-nos para o mal’. CIC 978

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, somos vossos  e queremos fazer a vossa vontade, ‘dai-nos, Senhor o vosso Espírito’ e ajuda-nos:

- ‘ Para que a Igreja, amada por Paulo, saiba, a seu exemplo, amar e acolher todas as pessoas.

- Para que os povos e nações se abram à verdade da palavra de Deus proclamada por Paulo.’ Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa , serva de Deus, Sacrário Vivo do Senhor  e a primeira anunciadora das boas notícias à Isabel e Zacarias, ajuda-nos Mãe a seguirmos o vosso exemplo e sermos testemunhas do Evangelho, e das graças e bênçãos que nos são concedidas pela infinita Misericórdia do Senhor Nosso Deus em Cristo Jesus, amém!

São Paulo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e possamos também dizer: ‘Sei em quem acreditei; e estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda – 2Tm 1,12;4,8.’ Amém! Liturgia.

    Brasília-DF., 25 de janeiro de 2016
            Ana Miranda Bessa


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário