2.1.16

O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA - JOÃO 1,19-28 - REFLEXÃO DIÁRIA








Estou indo à minha cidade de origem para resolver uma pendência funcional e já me comuniquei com as pessoas com as quais manterei contatos para assuntos específicos ou pertinentes que motivam a minha estada lá...

Os fariseus quando souberam da passagem e da atuação de João Batista pelo que este vinha operando em Betânia além do Jordão, enviaram emissários para indagar do próprio João, quem ele era e João, lhes dá o seu testemunho, conforme nos narra João Evangelista:

'Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”

João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
                                           

João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.' João 1,19-28

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘João é “mais do que um profeta” – Lc 7,26. Nele o Espírito Santo conclui a tarefa de “falar pelos profetas”. João encerra o ciclo dos profetas inaugurado por Elias – Mt 11,13-14. Anuncia a iminência da Consolação de Israel, é a “voz” do Consolador que vem – Jo 1,23; Is 40,1-3. Como fará o Espírito de Verdade, “ele vem como testemunha, para dar testemunho da Luz" – Jo 1,7;15,26; 5,33. Aos olhos de João, o Espírito realiza assim as “investigações e pesquisas dos profetas” e o “desejo” dos anjos – 1 Pd 1,10-12: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é o que batiza com o Espírito Santo. Eu vi e dou testemunho de que ele é o Eleito de Deus... Eis o Cordeiro de Deus “ – Jo 1,33-36. CIC 719

Existiram na vida de Jesus, dentre outros, dois Joãos: o Batista que neste evangelho dá seu testemunho quanto à sua pessoa e à pessoa e missão de Jesus, e João Evangelista, o amado, que em 1Jo 2,22-28, da liturgia de hoje, também testemunha o Filho e o Pai: ‘Se em vós permanece o que ouvistes desde o início, vós também permanecereis no Filho e no Pai’. 'Esta é a promessa que ele mesmo nos fez: a vida eterna’. Cantemos com o salmista ‘ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus’ – Sl 98.

Que Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, nos dê sabedoria para entendermos a Sua vontade em nossas vidas e apreciemos todos aqueles que O testemunham e exercem a compaixão e a misericórdia para com os mais necessitados!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Senhora que vendo e ouvindo o Anjo do Senhor, se fez serva e serviu ao nosso Deus e Pai, ajuda-nos Mãe, a estarmos atentos, abertos e receptivos aos sinais e à palavra do Senhor !

Santos Basílio e Gregório – Bispos e Doutores da Igreja – Turquia, séc. 4º, amigos sinceros um do outro que se admiravam e se respeitavam, reciprocamente, rogai a Deus por nós!

      Brasília-DF.,02 de janeiro de 2016
              Ana Miranda Bessa



                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário