18.4.16

A PARÁBOLA DO PASTOR E DO REBANHO - JESUS, A PORTA - JOÃO 10,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA











A casa de uma amiga como muitas casas têm grades de ferro em todas as janelas, mas não tinha câmera e nem olho mágico... Tinha um cachorro mas devia estar dormindo quando um dos três bandidos tocou a campainha e ela, pensando ser o vizinho, perguntou: Sr. Othon? Mas não aguardando a confirmação abriu a porta e os três bandidos entraram... Roubaram objetos de valor, a amordaçaram e levaram um carro zero da garagem...A nossa amiga não conhecia a voz dos bandidos, mas eles a conheciam...

Este triste fato me levou a meditar sobre o verbo conhecer... O Profeta Isaías disse ‘A quem poderíamos comparar Deus e que imagem poderíamos produzir dele ? – Is 40,18, mas Jesus que fez novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5: Ele é o Filho amado do Pai – Mt 3,17, quis se nos dar a conhece-lo como ‘o Pão da Vida, Pão Verdadeiro, Pão descido do céu – Jo 6,35.48.51; Luz Verdadeira - Jo 8,12; A Porta – Jo 10,7.9; o Bom Pastor – Jo 10,11.14; A Ressurreição – Jo 11,25; O Caminho – Jo 14,6; A Verdadeira Vinha – Jo 15,1.5, para que assim, correlacionando-se com imagens do nosso cotidiano, venham alargar, aprofundar, o nosso conhecimento e dar-nos entendimento de sua Missão neste mundo! Ó, Glória! Graças, Senhor!

Como ovelhas dóceis que conhecem a voz do seu Pastor, porque Ele nos chama pelo nome, acolhamos com amor, a Palavra que nos revela Jesus Cristo nosso Bom Pastor, a Porta, nosso Caminho, Verdade e Vida, que nos leva ao Pai, conforme nos narra João no Evangelho de hoje:

‘Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
    
                                     

Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer.Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 1O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.’ João 10,1-10.

Diz-nos a Igreja do Senhor : ‘Com efeito, a Igreja é o redil, do qual Cristo é a única e necessária porta – Jo 10,1-10. Ela é também a grei, da qual o próprio Deus prenunciou ser o pastor – Is 40,11; Ez 34,11-31. Suas cujas ovelhas, embora governadas por pastores humanos, são contudo incessantemente conduzidas e alimentadas pelo próprio Cristo, Bom Pastor e Príncipe dos pastores – Jo 10,11; 1Pd 5,4, que deu sua vida pelas ovelhas” – Jo 10,11-15.’CIC 754.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, que nos dá a vida abundante, a vida eterna pela força de vosso Espírito Santo  ajuda-nos Senhor a termos a amizade confiante, o abandono, a ternura, a piedade, em uma palavra, o amor que se traduz por uma submissão alegre a fazermos a vossa vontade, colocando-nos no pastoreio a vosso serviço aos irmãos,  e a amarmos o próximo como a nós mesmos!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que o conheceu profundamente, porque o gerou em seu ventre, o amou, o criou, educou e o acompanhou, rogai a Deus por nós Mãe, para que conhecendo-o, o revelemos ao mundo, amém!

Brasília-DF., 18 de abril de 2016
       Ana Miranda Bessa




                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário