27.4.16

V SEMANA DA PÁSCOA - A VIDEIRA E OS RAMOS - JOÃO 15,1-8 - REFLEXÃO DIÁRIA











“A quem poderíeis comparar Deus e que imagem dele poderíeis oferecer?” – Is 40,19, porque o universo em expansão, o cosmos, a natureza, tudo enfim, comprovam a grandeza divina do Senhor Nosso Deus e Pai que para revelar-se a nós seus filhos amados, enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito – Jo 3,16.

E, muitos ainda não acreditam no maior milagre da nossa salvação, a Encarnação de Jesus no seio da virgem Maria - Lc 1,26-56, que se revelou aos pequeninos, aos simples – Mt 11,25-27 e para a compreensão e entendimento destes, Jesus compara 
o Pai, ao Agricultor, Ele à Videira e nós, aos ramos  como nos narra João no Evangelho de hoje:

‘Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
                                 

Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.’ João 15,1-8.

‘Desde o início, Jesus associou seus discípulos à sua vida, como ‘pescadores de homens’ – Mc 1,16-20; ‘chamando a si os que ele queria’ - Mc 3,13-19; revelou-lhes o Mistério do Reino – Mt 13,10-17; deu-lhes participar da sua missão, da sua alegria – Lc 10,17-20 e dos seus sofrimentos – Lc 22,28-30. Jesus fala de uma comunhão ainda mais íntima entre Ele e os que o seguiriam: “Permanecei em mim, como eu em vós... Eu sou a videira, e vós os ramos” – Jo 15,4-5. E anuncia uma comunhão misteriosa e real entre o seu próprio corpo e o nosso: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” – Jo 6,56.’ CIC 787.

Jesus é a Videira Verdadeira, é a Vida! Pede que nos permaneçamos Nele e nos deu do fruto da Videira, a Eucaristia da Nova Aliança, o seu Corpo e o seu Sangue, a sua Vida, para que Ele esteja em nós e nós Nele – Lc 22,19-20! Ó, Glória! Graças, Senhor!

Jesus amado, Jesus querido, graças Senhor porque nos dás a vida pura, imaculada; nos redimiu e nos reconciliou com Nosso Deus e Pai – 2Cor ,5,18; 1Jo 4,9-10! Por vossa Palavra, estamos limpos, ajuda-nos Senhor a permanecermos em vós, inseridos em vós como ramos de solidariedade, fraternidade, em palavras, gestos e ações para que sejamos podados e produzamos belos, saborosos e abundantes frutos para vos servir e aos irmãos...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, Deus de amor e de bondade, graças Senhor, nós vos louvamos e vos glorificamos porque nos destes Jesus para nos levar ao vosso Reino de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que permaneçamos firmes e fortes no Senhor, amém!

      Brasília-DF., 27 de abril de 2016
              Ana Miranda Bessa


                       





Nenhum comentário:

Postar um comentário