2.4.16

APARIÇÕES DO RESSUSCITADO - MARCOS 16,9-15 - REFLEXÃO DIÁRIA












Neste tempo somos inundados de notícias falsas e verdadeiras e para que não sejamos enganados, buscamos as fontes que consideramos idôneas para que possamos discernir corretamente!

No tempo de Jesus, os seus amigos só acreditaram na sua Ressurreição quando ele pessoalmente se apresentou ao grupo conforme nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

'Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

                                          

E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”’ Marcos 16,9-15.

Quanto às aparições do Ressuscitado, dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Diante dessas testemunhas é impossível interpretar a Ressurreição de Cristo fora da ordem física e não reconhece-la como um fato histórico. Os fatos mostram que a fé dos discípulos foi submetida à prova radical da paixão e morte na cruz de seu Mestre, anunciada antecipadamente por ele – Lc 22,31-32. O abalo provocado pela paixão foi tão grande que os discípulos (pelo menos alguns deles) não creram de imediato na notícia da ressurreição. Longe de nos falar de uma comunidade tomada de exaltação mística, os Evangelhos nos apresentam os discípulos abatidos “com o rosto sombrio” – Lc 24,17 e assustados – Jo 20,19. Por isso não acreditaram nas santas mulheres que voltaram do sepulcro, e “as palavras delas pareceram-lhes desvario” – Lc 24,11; Mc 16,11.13. Quando Jesus se manifesta aos onze na tarde da Páscoa, “censura-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não haviam dado crédito aos que tinham visto o Ressuscitado” – Mc 16,14.’ CIC 643,

Nosso Senhor Jesus Cristo, '... dá testemunho da verdade, e quem é da verdade, escuta a sua voz – Jo 18,37' e ele mesmo nos enche de alegria pascal quando, respondendo a Tomé, disse-lhe: “Porque viste , creste. Felizes os que não viram e creram!” - Jo 20,29 e estende a cada um de nós que crê, confia e espera nele, a certeza da sua presença no meios de nós, quando nos diz que ‘estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20’ e assim o testemunhemos ao mundo inteiro!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus Ressuscitado, que pela ação de vosso Santo Espírito,’ renova todas as coisas:

- Confirmai a fé da Igreja, para que dê vigoroso testemunho da vossa ressurreição.

- Vós, pedra rejeitada pelos construtores, fazei de nós pedras vivas na edificação da vossa Igreja.

- Tornai-nos fiéis anunciadores do vosso reino e portadores do evangelho da alegria e da misericórdia.

- Vós que ressuscitastes dentre os mortos, abençoai e santificai nossas famílias e comunidades.

- Vós que entrastes na glória do Pai, mudai em alegria e esperança a tristeza dos que choram e andam desanimados.’ Amém!
Liturgia

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, eu vos louvo e vos glorifico Senhor pelo dom da  vida do meu esposo Djalmir, amado meu e amigo de todas as horas! Nesta data especial de seu aniversário, peço à vós Senhor, um olhar de carinho para ele: que as vossas graças e bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ele e sobre todos nós que vivemos e convivemos harmoniosamente, com ele ,segundo a Vossa Vontade! Amém! Graças, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe a anunciarmos Jesus Cristo Ressurreto e a darmos o nosso testemunho perseverante, ativo e efetivo aos irmãos ainda incrédulos quanto à verdade da sua Ressurreição! Amém!

    Brasília-DF.,02 de abril de 2016
          Ana Miranda Bessa



                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário