30.4.16

V SEMANA DA PÁSCOA - O ÓDIO DO MUNDO - JOÃO 15,18-21 - REFLEXÃO DIÁRIA







Em conversa com pessoas amigas, eu sempre ouvia minha Mãe dizer-lhes:’ É, como diz o ditado, diga-me com quem andas que te direi quem és...’. E isso ficou gravado em minha memória como luz amarela do semáforo que nos alerta ao exercício da vigilância e da prudência em vista de um risco iminente...

Somos o que somos pela graça de Deus -1Cor 15,10 ! Se conhecemos as pessoas, se convivemos e temos afinidade e intimidade com elas, ousamos dizer que evidentemente poderemos saber dos seus sentimentos, de suas palavras, gestos e ações e se estas atitudes são semelhantes às nossas, se consolidam na amizade – sem entrar no mérito qualitativo - e se cria um liame de amor recíproco, ou não, como foi com Jesus e seus discípulos.

Acolhamos a Palavra do Senhor Jesus, narrada por João, que adverte os seus discípulos, quanto ao ódio, às tribulações que estes, por estarem com Ele, poderão passar por parte daqueles que, como não conhecem o Pai, não acreditam no Filho, e por isso não amam o Pai, não amam o Filho e não amam os seus seguidores...

                                         
‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.’ João 15,18-21.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes – Lc 18,8; Mt 24,12. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra – Lc 21,12; Jo 15,19-20 desvendará o “mistério da iniquidade” sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente aos seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, a de um pseudomessianismo em que o homem se glorifica a si mesmo em lugar de Deus e do seu Messias que veio na carne – 2Ts 2,4-12; 1Ts 5,2-3; 2Jo 7; 1Jo 2,18.22. CIC 675.

Caríssimos, sabemos que muitos são chamados...Mas poucos são os escolhidos...Sinto que seja como um concurso de uma empresa privada onde 200 são selecionados, 20 chamados para entrevista e 2 escolhidos. Os 20 chamados apresentaram perfis pertinentes à procura da empresa, mas apenas 2 se destacaram e ficaram na empresa. E os 198 desistiram de ofertar-se em busca de um ideal ? Não, continuarão buscando ...

A vida e a fé, são conquistas diárias... Nosso Deus e Pai nos conhece profundamente porque Ele nos criou, nos fez com ternura de Mãe, para vivermos com Ele em seu Jardim de Delícias – Gn 3, mas isto não aconteceu... Adão e Eva, chamados por Deus à Vida - por sugestão ou influência do Maligno que tudo divide e separa -,  a jogaram fora e todos morreremos, mas Nosso Deus e Pai, não desistiu de nós – Jo 3,16, porque em Jesus Cristo, Ressuscitaremos – Jo 20.

A missão de Jesus que é Amor  se cumpriu,  e é Nele que colocamos toda a nossa fé e a nossa esperança! Assim como a bússola, o radar, o GPS, são sinais seguros de direção... Assim deve ser Jesus em nossa vida: sinal seguro de salvação, caminho, verdade e vida - Jo 14,6, que nos leva ao Pai!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor! Nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos e em Vós nós acreditamos, confiamos e esperamos! Guarda-nos , acolhe-nos, reúna-nos Senhor, sob o vosso ‘Manto de Felicidades’, como quiseste reunir Jerusalém – Lc 13,34! Ajuda-nos Senhor, para que vos busquemos sempre: somos vossos, reina em nossas vidas Senhor para que estejamos aonde o Senhor estiver! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós, para que Mãe, embora enfrentando o ódio, a mentira, as dificuldades, as  tribulações, estejamos centrados, perseverando no Senhor e espalhando o Amor que edifica e constrói! Amém!

        Brasília-DF., 30 de abril de 2016
                Ana Miranda Bessa


                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário