22.4.16

IV SEMANA DA PÁSCOA - JESUS, O CAMINHO - JOÃO 14,1-6 - REFLEXÃO DIÁRIA








Quando amamos e nos sentimos úteis e capazes para servir aos nossos amados, não medimos esforços para estarmos com eles a fim de atende-los e ajudá-los em suas necessidades, orientá-los e conduzi-los no caminho do bem!

A história da nossa salvação nos revela o cuidado de Nosso Deus e Pai, para com seus filhos e me fez lembrar o Êxodo: Deus estava junto de seu povo no deserto, na nuvem, na coluna de fogo, na tenda...

Com Jesus, é ele que vai preparar-nos um lugar na Casa do Pai, conforme nos narra João no Evangelho de hoje:

‘Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

                                  
Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.’ João 14,1-6.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O símbolo dos céus nos remete ao mistério da Aliança que nós vivemos quando rezamos ao nosso Pai. Ele está nos céus, que são sua Morada; a Casa do Pai é, portanto, nossa “pátria”. Foi da terra da Aliança que o pecado nos exilou – Gn 3 e é para o Pai, para o céu, que a conversão do coração nos faz voltar – Jr 3,19-4,1ª; Lc 15,18.21. Ora, é no Cristo que o céu e a terra são reconciliados – Is 45,8; Sl 85,12, pois o Filho “desceu do céu”, sozinho, e para lá nos faz subir com ele, por sua Cruz, sua Ressurreição e Ascensão – Jo 12,32; 14,2-3; 16,28; 20,17; Ef 4,9-10; Hb 1,3; 2,13.’ CIC 2795.

Caríssimos, constatamos que Nosso Deus e Pai quer que nós estejamos com Ele e Jesus Cristo, seu Filho único foi enviado para nos orientar e nos conduzir a Ele e assim sermos uma só família, reunida em torno do Pai!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor! O Universo em expansão, o cosmos, a vida e tudo enfim, revelam a vossa presença, mas o mundo quer desviar-nos de vós... 
 
Vem Senhor Jesus, segura firme nossas mãos, conduze-nos aos Céus... Acende o fogo do vosso amor em nossos corações e protege-nos Senhor para que nada e ninguém nos separe de vós! Vem em nosso auxilio... Aqui estamos, Senhor! Favoreça-nos, Senhor, glorifica-nos Senhor para que nós vos glorifiquemos nas nossas palavras, nos nossos gestos e ações, na generosidade, na fraternidade, no caminho do amor e da solidariedade misericordiosa a serviço aos irmãos e em tudo, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelas famílias que não se amam, não se ajudam reciprocamente, nem se respeitam para que elas se convertam ao coração misericordioso de Jesus, caminho, verdade e vida, que nos leva ao Pai!

    Brasília-DF., 22 de abril de 2016

          Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário