3.4.16

APARIÇÃO AOS ONZE COM TOMÉ: JOÃO 20,19-31 - II DOMINGO DA PÁSCOA.PALAVRA DO PASTOR: DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA










'“Daí graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia”. Assim rezamos, hoje, com o Salmo 117, continuando a expressar o nosso louvor e alegria pela Páscoa da Ressurreição do Senhor. A Igreja nos pede que “os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa”.

O segundo Domingo da Páscoa é o Domingo da Divina Misericórdia. O Evangelho segundo João (Jo 20,19-31) nos apresenta o primeiro encontro de Jesus com os seus discípulos, após a paixão e a morte na cruz. Apenas o “discípulo amado” havia permanecido aos pés da cruz, com as santas mulheres, conforme a narrativa joanina da Paixão. Contudo, depois de ter sido traído e abandonado, Jesus Ressuscitado reencontra os seus discípulos, desejando-lhes a paz e transmitindo-lhes o dom do Espírito e a missão de perdoar. Ao invés de cobrar explicações ou de condenar, Jesus lhes oferece a paz e propõe o perdão.

                                            

O texto meditado ressalta a figura do apóstolo Tomé. Ele não estava na comunidade dos discípulos, quando o Senhor se colocou no meio deles, e nem acreditou no testemunho dado por eles. Por isso, não foi capaz de fazer a experiência do encontro com o Ressuscitado. Num segundo momento, estando novamente com os discípulos, ele encontrou Jesus. Numa atitude de fé, Tomé se prostrou diante dele, proclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). O Evangelho nos mostra, assim, a importância de estar na comunidade dos discípulos, a Igreja, para encontrar Jesus Ressuscitado e alimentar a fé.

Para viver em comunidade, assim como, para viver em família, necessitamos muito da misericórdia divina e também da misericórdia entre nós, o que inclui o perdão ao próximo. Neste Tempo Pascal do Ano Santo da Misericórdia, somos convidados a acolher e a testemunhar o perdão e a paz do Ressuscitado. Somos chamados, de modo especial, a voltar o coração para os enfermos e sofredores, a exemplo do que ocorria na comunidade primitiva, segundo os Atos dos Apóstolos (At 5,12-16).

Recordo a todos, que a solenidade da Anunciação do Senhor será celebrada, em toda a Igreja, na segunda feira, dia 04, pelo fato do dia 25 de março ter ocorrido na sexta feira da Paixão do Senhor. Peço orações pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em Aparecida – SP, nos dias 06 a 15 de abril. Continuemos também a rezar pela justiça e a paz no Brasil, jamais cedendo à tentação da violência. Ofensas e agressões não condizem com a fé em Cristo, impedindo o cristão de ser “sal da terra” e “luz do mundo”.'


     PALAVRA DO PASTOR
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
        Dom Sergio da Rocha
      Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 03 de abril de 2016
Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário