4.4.16

ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS - LUCAS 1,26-38 - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR: REFLEXÃO DIÁRIA










‘Com seu “faça-se”, Maria abre espaço para a ação de Deus em sua vida e inaugura novo tempo para a humanidade: acolhe em seu seio o Filho de Deus, para que estabeleça morada em nós. Em Maria o povo da promessa se torna o novo Israel, Igreja de Cristo. O Senhor está com ela e conosco para todo o sempre.’
Liturgia

Nós humanos, simples mortais, regra geral, preparamo-nos com muito amor e ternura, para acolher um filho, uma filha que chega, imaginemos Nosso Deus e Pai que nos envia seu próprio Filho para nos reconciliar com Ele – 2 Cor 5,17-18, porque até então, os Patriarcas e Profetas ainda não tinham obtido êxito...

E nosso Deus e Pai realiza com este evento ‘o maior milagre da humanidade: Deus conosco!' Ó, Glória! Ó, Graças Pai, por Maria e José, pelo Espírito Santo, pelo Anjo Gabriel, por vós Pai e por Jesus, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje:



'Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
                                           


Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. Lucas 1,26-38.

Diz-nos, entre outros, a Igreja do Senhor que, ‘Ao anúncio de que conceberia “o Filho do Altíssimo” sem conhecer homem algum pela virtude do Espírito Santo – Lc 1,28-37, Maria respondeu com a “obediência da fé” – Rm 1,5, certa de que “nada é impossível a Deus”: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” – Lc 1,37-38. Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tornou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção.’

Como disse Sto. Irineu, Maria,  “obedecendo, se fez causa de salvação, tanto para si como para todo o gênero humano” . Donde não poucos Padres antigos afirmam de bom grado em sua pregação: “O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade, a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam-na de “mãe dos viventes”; e com frequência afirmam: “Veio a morte por Eva e a vida por Maria” – CIC 494.’

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus,’ dai-nos a vossa graça Senhor:

- Escolhestes a Virgem Maria para mãe do vosso Filho; olhai pelos que trabalham pela vinda do vosso reino.

- Pelo Anjo Gabriel, anunciastes a Maria a alegria e a paz; concedei ao mundo inteiro a alegria da salvação e a paz verdadeira.

- Maria recebeu solícita a mensagem do Anjo; fazei que acolhamos com gratidão o Salvador na pessoa dos pobres.

- Vós elevais os humildes, socorreis os angustiados e saciais os famintos; dai-nos ser testemunhas e anunciadores das vossas maravilhas.

- Vós olhastes para a humildade de vossa serva; lembrai-vos e tende compaixão de todos nós, vossos filhos e filhas.’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe que recorremos a vós, para que nós Mãe, em todas as situações que estejamos vivenciando, possamos dizer com a Senhora: '... faça-se em nós segundo a vossa Palavra'; '...porque para Deus nada é impossível '. Amém!

Brasília-DF., 04 de abril de 2016
       Ana Miranda Bessa



                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário