5.4.16

O ENCONTRO COM NICODEMOS - JOÃO 3,7-15 - REFLEXÃO DIÁRIA












Nosso Deus e Pai não faz acepção de pessoas – Dt 10,17; At 10,34; Rm 2,11, porque todos somos seus filhos amados, indivíduos, cada um de nós é único, como um novo experimento a ser desenvolvido, testado, experimentado, aprovado...

Cada dia, é um novo dia mesmo que nos pareça rotineiro, sempre terá algo especial a ser visto, admirado... Gosto de apreciar a Natureza e nada é igual, e isso é maravilha de Deus a nossos olhos e aos nosso sentidos!

Amo o Senhor Nosso Deus e Pai que tanto nos amou e nos enviou Jesus – Jo 3,16. Jesus nos disse ser imagem do Pai: ‘Eu e o Pai somos um’ – Jo 10,30; ‘ e quem me vê, vê Aquele que me enviou’ - Jo 12,45; ‘Quem me vê, vê o Pai’ - – Jo 14,9; e São Paulo enfaticamente nos disse sobre o primado de Cristo: ‘Ele é a Imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura...’ – Col 1,15.

Assim como Jesus é um com o Pai, os seus Apóstolos passaram a viver unidos uns com os outros, não só na vida em oração, mas partilhando em comunidade , tendo tudo em comum – At 4,32-37! Jesus também, se faz Um conosco pela Santa Eucaristia que a instituiu e nos recomendou para que a fizéssemos em sua memória – Lc 22, 19-20!

Para mim, o ‘nascer de novo’ que Jesus disse a Nicodemos é acreditar, acolher Jesus, abrir a mente e o coração, com fé, confiança, simplicidade, humildade, na força do Espírito Santo, para compreender e entender a vontade de Nosso Deus e Pai, como Jesus, que em tudo fez a vontade do Pai - Jo 4,34.

Acolhamos com amor a Santa Palavra de Deus, narrada por João:

'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. e não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.’ João 3,7-15.
 

                                        

Diz-nos a Igreja do Senhor ‘... Só aquele que “saiu do Pai” pode “retornar ao Pai”: Cristo – Jo 16,28. “Ninguém jamais subiu ao céu a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem” – Jo 3,13; Ef 4,8-10. Entregue às suas forças naturais, a humanidade não tem acesso à “Casa do Pai” – Jo 14,2, à vida e à felicidade de Deus. Só Cristo pôde abrir esta porta ao homem, “de sorte que nós, seus membros, tenhamos a esperança de encontra-lo lá onde Ele, nossa cabeça e nosso princípio, nos precedeu”.’ CIC 661.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, assim como enchestes os Apóstolos de sabedoria, coragem, poder ... e eles pregaram com intrepidez, envia-nos Senhor o vosso Santo Espírito e enche-nos com poder para que possamos manifestar aos nossos irmãos incrédulos a vossa glória, em misericórdia, fraternidade, partilha e em testemunhos de palavras,  gestos e ações para com todos, como um só coração, batendo ao ritmo do vosso coração, Senhor Jesus!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos dóceis à ação do Espírito Santo, como a Senhora o foi e assim, possamos fazer a vontade do Senhor como Jesus a fez e a Senhora, também!

Brasília-DF., 05 de abril de 2016
      Ana Miranda Bessa



             

Nenhum comentário:

Postar um comentário