11.4.16

REENCONTRO EM CAFARNAUM - JOÃO 6,22-29 - REFLEXÃO DIÁRIA








Dadu e Maria são duas mulheres guerreiras, casadas com dois flamenguistas e colegas de trabalho que moravam na mesma cidade e desde que se conheceram, Dadu ia à casa de Maria – que morava em outro bairro – de segunda a sexta, regularmente... Amizade sincera e fraterna, como almas gêmeas, que se completam...

Quando nos sentimos bem, à vontade de se expressar e vivenciar sentimentos recíprocos na companhia de alguém, queremos estar sempre com essa pessoa. No Evangelho de hoje, a multidão vai à procura de Jesus porque  além de falar Palavras de Vida Eterna – Jo 6,68 e de ser sinal de cura e libertação, o foi também para aquelas pessoas, sinal de abundância de Pão farto que para consegui-lo , era necessário trabalhar – 2Ts 3,6-10.

Acolhamos com fé e com amor, a Palavra de Salvação de Jesus, Pão da Vida Eterna, narrada por João:

‘Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
                                            

Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. João 6,22-29

Diz-nos a Igreja do Senhor:’...” O homem não vive apenas de pão, mas de tudo aquilo que procede da boca de Deus” – Dt 8,3; Mt 4,4, isto é, sua Palavra e seu Sopro. Os cristãos devem envidar todos os seus esforços para “anunciar o Evangelho aos pobres”. Há uma fome na terra, “não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra de Deus” – Am 8,11. Por isso, o sentido especificamente cristão desse pedido refere-se ao Pão da Vida: a Palavra de Deus a ser acolhida na fé, o Corpo de Cristo recebido na Eucaristia – Jo 6,26-58.’ CIC 2835.

Caríssimos, Tiberíades foi o lugar onde Jesus alimentou a multidão - Jo 6,1-15 e Ressurreto, multiplicou a pescaria de seus apóstolos, lhes preparou peixe e pães assados, delegou a Pedro o cuidado para com as suas ovelhas – Jo 21,1-19! Ali foi um ponto de encontro... e aqui,Jesus, tem sido o nosso ponto de encontro, todo dia programado, onde meditamos a sua Palavra porque acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor!

Jesus, como sois nosso Mestre e Senhor, e queremos sempre estar bem próximos do Senhor, todas as manhãs, vamos também ao vosso encontro na Casa do Pai e quando diante do vosso Altar, nos oferecemos para vos seguir e servir,  o Senhor vem ao nosso encontro  na Santa Eucaristia, e em Comunhão com o Senhor, nós permanecemos!

Jesus, ‘ assim como o Pai vos marcou com seu selo – Jo 6,27 e somos selados pelo vosso amor e pela vossa presença em nós, pois diz-nos São Paulo: “Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito” – 2Cor 1,21-22; Ef 1,13; 4,30. Este selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, a mobilização para o seu serviço, para sempre, mas também a promessa da proteção divina na grande provação escatológica – Ap 7,2-3: 9,4; Ez 9,4-6.’ CIC 1296.

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
 Para sempre seja, louvado!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Imaculada sempre muito próxima do Senhor da Vida, rogai a Deus por nós Mãe , para que, buscando o Senhor, Ele se nos deixe encontrar e assim, sejamos por Ele selados em seu Amor e como  fiéis e ativos seguidores da Sua Palavra, o testemunhemos em palavras, gestos e ações! Amém!

Santo Estanislau, Bispo e Mártir - Polônia, 1030-1079, que 'por não transigir com a imoralidade do rei - até então seu amigo-, foi por este martirizado durante a celebração da missa. É padroeiro da Polônia', rogai a Deus por nós!

Brasília-DF.,11 de abril de 2016
      Ana Miranda Bessa



                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário