29.4.16

AMOR FRATERNO - JOÃO 15,12-17 - REFLEXÃO DIÁRIA







'A Igreja do Senhor faz memória de Santa Catarina de Sena - Virgem e Doutora. Catarina - Itália, 1347-1380 - padroeira da Itália e copadroeira da Europa, foi mensageira da paz numa época de graves conflitos e mestra de vida espiritual. Esmerou-se na caridade aos doentes e encarcerados e no amor e fidelidade à Igreja.' Liturgia

Como Santa Catarina, somos todos filhos amados de nosso Deus e Pai e Ele quer fazer de nós, uma grande e bela Família, uma comunidade de amor, como a comunidade dos primeiros cristãos - At 2,42s, onde o amor, a solidariedade e a fraternidade, reinem em todos os corações!

                             

             'Disse Jesus aos seus discípulos: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." Jo 15,12-14

Com muita ternura e carinho, São João nos exorta: ' Vós, filhinhos, sois de Deus - vos preservastes dos anticristos e do mundo - e vós os vencestes. Porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo.' 1 Jo 4,4

Diz-nos a Igreja do Senhor: ' ...Jesus é primeiro um dom do próprio Deus Pai: é o Pai que entrega seu Filho para reconciliar-nos consigo - 1Jo 4,10. É ao mesmo tempo oferenda do Filho de Deus feito homem, o qual livremente e por amor, oferece sua vida a seu Pai pelo Espírito Santo - Hb 9,14, para reparar a nossa desobediência.' CIC 614

E Jesus prossegue: " Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.

O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros".' Jo 15,15-17.


Palavras tão sinceras, tão puras e verdadeiras, porque foram pronunciadas pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, e muitos corações ainda perseveram no desamor, na mesquinhez, nas desavenças, nas discórdias, no egoísmo, nas mentiras e nas maldades ...


Graças Pai Santo por nos amar tanto, e perdão pelas vezes que não vos amamos e não amamos os nossos irmãos e de um modo geral, não amamos os nossos próximos, nem os do nosso próprio sangue...


O Emanuel - Deus-conosco, é a prova deste amor que encarnou em Jesus Cristo, nosso Senhor. Mt 1,22-25


Caríssimos, não sejamos como a figueira estéril ... que secou - Mc 11,12;20-26, mas sejamos amigos, irmãos fraternos, solidários e misericordiosos pela Fé, Oração e Ação, testemunhas vivas deste Amor que Cristo nos testemunhou, para que possamos dar muitos frutos, belos e saborosos frutos para um mundo melhor, porque Ele nos escolheu e nos amou... Assim como o Pai nos ama e sendo herdeiros deste amor, abramos o nosso coração e façamos a vontade do Senhor, amando-nos uns aos outros assim como Ele nos amou!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

        Brasília, 29 de abril de 2016

   (reedição revisada, de 08.05.2015)
            Ana Miranda Bessa