16.7.16

A MÃE E OS IRMÃOS DE JESUS - MATEUS 12,46-50 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor, celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo. Esta festa quer recordar a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé no Deus de Israel. No século 12, alguns eremitas constituíram nesse monte uma ordem de vida contemplativa, os Carmelitas, sob o patrocínio da Virgem Maria.
Liturgia

Quando amamos simplesmente, porque o amor é dom de Deus, o sentimento que cultivamos é de partilha: 
o que é meu é seu, o que é seu é meu, que se funde em duas belas, expressivas e significativas palavras: é nosso, como nos testemunham os casais, a Família Carmelita, as comunidades religiosas e etc.  E, assim Jesus o fez ao nos ensinar a sua oração 'Pai-nosso...', compartilha o seu Pai conosco: amor que une, congrega, multiplica e se estende a todos, indistintamente, como o rio que corre em seu leito e beneficia a muitos por onde passa, como o coração de mãe, que aceita o filho como é, e penso, assim é o coração de Nosso Deus e Pai!

São Paulo aos Tessalonicenses nos testemunha esse amor ao se apresentar ‘cheio de bondade como uma mãe que acaricia os filhinhos’, e tanto amor São Paulo sente que querendo multiplica-lo, lhes diz: ‘Tanto bem vos queríamos que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida. ’ – 1Ts 2,7-8, ‘... porque o amor, é o bem maior’! - 1 Cor 13,13.

Somos filhos amados de Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno – 1 Mc 4,24; Is 54,8; Jer 31,3 e enviou-nos Jesus, seu Filho Unigênito – Jo 3,16, para nos reconciliar com ele – Rm 5,10; 2 Cor 5,18; 1 Jo 4,10 e Jesus nos ama tanto quanto o Pai nos ama que nos estendeu  a herança paterna de irmãos e a maternidade filial de sua Mãe! Estendeu-nos também a sua amizade, ao chamar seus discípulos de amigos porque lhes deu a conhecer tudo o que ouviu do Pai - Jo 15,15 e deu-nos sua Mãe, discípula, para que seguindo-a, saibamos fazer a vontade do Pai, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

                                                                 




Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Mateus 12,46-50.


Pai Santo, Deus Eterno Todo Poderoso em Cristo Jesus, que nos infunde a fé, a esperança e o amor! Graças Pai por nos amar tanto e nos querer bem próximos do Senhor! Graças Pai, porque nos criastes, nos destes Jesus, Maria e José a Sagrada Família de Nazaré, que nos une em Famílias que vos amam e respeitam e assim o vossa bondade e misericórdia se estendem aos filhos de nossos filhos – Sl 103, 17, em um liame de amor que nos une aos irmãos para que com a vossa ajuda, e na força de vosso Espírito Santo, façamos a vossa vontade e sejamos agradáveis a vós, ó Pai! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Nossa Senhora do Carmo, rogai a Deus por nós para que ‘ouçamos e observemos a Santa Palavra de Deus! Lc 11,28’.Amém!

   Brasília-DF., 16 de julho de 2016
          Ana Miranda Bessa


                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário