30.7.16

HERODES VÊ EM JESUS JOÃO BATISTA REDIVIVO - MATEUS 14,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA





Na história da nossa salvação, nosso Deus e Pai achou bom tudo o que criou; e a nós, criou-nos, à sua imagem e semelhança – Gn 1-3 e isso é maravilhoso aos nossos olhos, à nossa fé, porque fitando-nos e olhando os irmãos, estamos vendo a própria imagem de nosso Deus e Pai, que por nos amar tanto e nos querer com Ele, enviou-nos Jesus – Jo 3,16, ‘’gerado, não criado, consubstancial ao Pai’, ‘porque saiu de Deus e dele veio; não veio por ele mesmo, mas foi o Pai que o enviou’’ – Jo 8,42.

Jesus nos testemunha a sua essência, dizendo-nos ser uno com o Pai e que Ele e o Pai, somos Um – Jo 10,30 e dentre outros, São Paulo nos diz, ser Jesus, a ‘imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura – Col 1,15, doce mistério do amor de Deus para conosco!

E o Senhor assim o quis, para que o amássemos acima de tudo e nos amássemos uns aos outros – Mt 22,34-40, mas como o mal invadiu e endureceu o coração de muitos, estes, quando contrariados ou advertidos por seus maus instintos, vaidades, autoritarismo, e etc.,   matam os filhos amados de Deus, seus próprios irmãos, como mataram João Batista, Jesus Cristo, ... Até nos nossos dias...

Acolhamos a Palavra de Deus, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.


                                        

Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.' Mateus 14,1-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor, a pautarmos os nossos pensamentos, atos e ações na verdade e na justiça para conosco e para com os irmãos. Ajuda-nos Senhor a denunciarmos e a defendermos todos aqueles que se sintam injustiçados e oprimidos, ‘ainda que soframos ameaças e corramos riscos’.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e por todos aqueles que não se calam diante das perseguições por causa da Verdade! 


 Brasília-DF., 30 de julho de 2016 
       Ana Miranda Bessa

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário