24.7.16

PAI NOSSO - LUCAS 11,1-13 - REFLEXÃO DO PASTOR




'O texto do Evangelho segundo Lucas, hoje proclamado, logo no seu início, ressalta que “Jesus estava rezando”. São muitas as situações em que Jesus reza, especialmente nos momentos decisivos de sua vida, conforme narram os Evangelhos. Vendo Jesus orar, os discípulos sentem necessidade de aprender a rezar, segundo o pedido de um deles: “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1).
                                           


Em resposta, Jesus lhes ensina a bela oração conhecida como “Pai Nosso”. Além das palavras com as quais nos dirigimos ao Pai, ele também nos ensinou as atitudes que devem acompanhar a oração, especialmente a confiança e a perseverança. Não se pode rezar o Pai Nosso de qualquer jeito, apenas repetindo palavras. É preciso orar com o coração, como verdadeiros filhos que confiam no Pai. Filhos que fazem a vontade do Pai e permanecem fiéis a ele nas diversas situações da vida, em meio a alegrias ou dores, como fez Jesus, orando ao Pai também na hora da paixão, no Jardim das Oliveiras e na cruz. Aquele que nos revelou em plenitude o rosto misericordioso do Pai nos ensinou a ter confiança nele e a permanecer na fidelidade.

Pela sua importância, nos primeiros séculos, o Pai Nosso era confiado aos que se preparavam para o batismo somente no final de sua preparação. Quem o recebia, zelava bastante pelas palavras e pelo modo de rezar, exclamando “Pai”, ao sair das águas do batismo. É importante recordar que nós recebemos a oração do Senhor por meio da Igreja. Ao dizer Pai “nosso”, nós manifestamos a graça de pertencer à família dos filhos de Deus, reconhecendo-o como Pai e, ao mesmo tempo, aceitando os outros como irmãos. Pelo batismo, ingressamos na Igreja e passamos a chamar a Deus como “Pai nosso”. Por isso, é preciso valorizar, sempre mais, o batismo que recebemos. Na segunda leitura, a Carta de São Paulo aos Colossenses (Col 2,12-14) fala justamente do batismo, apresentando-o como a nossa participação na morte e ressurreição de Cristo, isto é, como passagem da morte do pecado à vida nova em Cristo, graças à sua vitória pascal.

Por meio do batismo, nós nos unimos aos irmãos do mundo inteiro e, juntos, nos dirigimos a Deus chamando-o “Pai nosso”. Na próxima semana, estará acontecendo a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polônia, com a presença do Papa Francisco. Muitos jovens de Brasília, assim como diversos sacerdotes da Arquidiocese estarão participando dessa ocasião especial de evangelização da juventude e de comunhão de toda a Igreja. A oração do Pai Nosso será rezada, muitas vezes, por jovens do mundo inteiro que querem viver como filhos de Deus e irmãos. Unidos ao Santo Padre e aos jovens, rezemos pelos frutos da Jornada Mundial da Juventude.'


     PALAVRA DO PASTOR
                   PAI NOSSO
          Dom Sergio da Rocha
       Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 24 de julho de 2016
    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário