2.7.16

SOBRE JEJUM E VINHO NOVO - MATEUS 9,14-17 - REFLEXÃO DIÁRIA






Nasci na década de quarenta e quando eu fazia algo errado, minha mãe tinha duas atitudes para comigo: com visita em casa, me olhava com censura e eu entendia... Com ela somente, dependendo da gravidade da peraltice, ela me batia nas pernas com galho de um arbusto de nome Fedegoso, que se fazia chá amargo de acentuado odor para combater ‘lombriga’ ou verminose...

Na Escola, a Professora nos colocava em círculo com uma Palmatória por perto e quando ‘tomava a Tabuada’ , tipo, pegadinha ‘4x8, por exemplo, quanto é?’ Errou ...? Palmatória nas mãos! Normal! Não tive e não tenho nenhum trauma psíquico-mental!

Nestes tempos, os pais chamam os filhos e conversam com eles e têm uma sinalização para interromper o erro cometido, contando-lhes: 1 ..., 2 ... e antes do 3, regra geral, a criança obedece...

Cada tempo é um tempo e para melhor, porque é  tempo favorável do Senhor, assim vejo e sinto, e é necessário discerni-lo à luz do Espírito Santo - Jo 14,26 para seguirmos e fazermos a vontade de Deus ...  Jesus disse da renovação das coisas - Mt 19,27-30 das quais Deus falou pela boca de seus santos profetas, desde os tempos antigos - At 3,21. O nosso Papa tem falado de um jeito novo de situações do nosso cotidiano neste ano santo da Misericórdia Divina que é Amor  - Mt 9,13 e o Amor, cobre uma multidão de pecados - 1Pd 4,8, e  que tem escandalizado a muitos ... É a opinião dele, assim como Jesus falava e escandalizava os de sua época, dentre outros, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:
                              


'Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.' Mateus 9,14-17.

Se Nosso Deus e Pai modificou o seu projeto inicial, enviando-nos Anjos, Patriarcas, Profetas e por fim seu próprio Filho Jesus Cristo para reconciliar-nos com ele, trazendo-nos a salvação ... Se o próprio Universo, segundo os Cientistas está em expansão e ainda pouco sabemos dele... Eu, sob este céu ora azul, ensolarado, com nuvens  ou sem nuvens, 
nublado, chuvoso;  ora enluarado, escuro e estrelado, nada me escandaliza, porque sei, creio, confio e espero que Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, com o Espírito Santo, Unidade Trina, está no comando de tudo e de todos! Amém! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, amparai-nos em todas as circunstâncias de nossas vidas, ‘renovando em nós a certeza da vossa presença no meio de nós, para que saibamos discernir e cumprir com amor e zelo o que é essencial na vida cristã’, segundo a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF;. 02 de julho de 2016
       Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário