3.7.16

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO - MATEUS 16,13-19 - 'SÃO PEDRO E SÃO PAULO' : REFLEXÃO DO PASTOR




'Celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo, transferida para o domingo seguinte, quando o dia 29 de junho ocorre durante a semana, para que todos possam participar da missa. Nós louvamos a Deus por esses dois grandes apóstolos que muito têm marcado a história da Igreja, especialmente pelo testemunho de fidelidade a Cristo através do martírio. Para ressaltar o martírio sofrido por ambos, utiliza-se a cor litúrgica vermelha. A Liturgia da Palavra nos fala a respeito deles, motivando-nos a seguir os exemplos que eles nos deixaram. Com eles, nós aprendemos a ser verdadeiros discípulos de Cristo.
                                             


As passagens do livro dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho destacam a figura de Pedro. Ele sofre perseguições e a prisão por anunciar o Evangelho, permanecendo fiel a Jesus Cristo. Contudo, em meio a tanto sofrimento, “enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele” (At 12,5), não lhe faltando o auxílio do Senhor.

O apóstolo Paulo também testemunha a fidelidade e a confiança em Deus, quando perseguido e preso por causa da pregação do Evangelho. A graça de Deus nos sustenta nos momentos mais difíceis, de tal modo que podemos dizer como ele: “o Senhor esteve a meu lado e me deu forças” (2Tm 4,17). Ao mesmo tempo, diante dos desafios que temos a superar, somos convidados a por nossa confiança em Deus, rezando como ele: “o Senhor me libertará de todo mal” (2Tm 4,18).

A Liturgia de hoje nos mostra que não falta a graça de Deus aos que são perseguidos por serem discípulos fiéis de Jesus Cristo e testemunhas do seu Evangelho. Conforme rezamos, no Salmo 33, “o anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem e os salva” e, por isso, “é feliz o homem que tem nele o seu refúgio”. Entretanto, tal atitude de confiança e fidelidade pressupõe a fé. Somos convidados a repetir, hoje, com os lábios e o coração, a profissão de fé de Pedro, em resposta à pergunta de Jesus sobre o que os apóstolos diziam dele: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). E feliz é quem professa esta mesma fé, pela graça de Deus e permanece fiel nos momentos de provação.

Rezemos pelo atual Sucessor de Pedro, o Papa Francisco, seguindo o exemplo da Igreja nascente que estava unida ao apóstolo Pedro em oração. Hoje, também, somos convidados a permanecer unidos ao Santo Padre, rezando por ele. Como sinal de comunhão e de partilha, ofereçamos generosamente, nas missas desta solenidade, o Óbolo de São Pedro, oferta a ser enviada ao Papa para atender às necessidades da Igreja.'


    PALAVRA DO PASTOR
      SÃO PEDRO E SÃO PAULO
          Dom Sergio da Rocha
        Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 03 de julho de 2016
   Ana Miranda Bessa

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário