26.7.16

DIA DOS AVÓS: SÃO JOAQUIM E SANTA ANA - MATEUS 13,16-17- REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor celebra a memória de São Joaquim e Santa Ana – Pais de Maria. Joaquim e Ana – século 1º a.C são venerados como os pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem o amor. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
Liturgia

Estamos festejando... Nosso Deus e Pai nos concedeu a graça de também sermos vovós: graças, Senhor! Concedeu-nos, nestes tempos, a alegria e a felicidade de vivermos e convivermos com os nossos netos... Graças, Senhor! Graças Pai, porque em Joaquim e Ana, o Senhor abençoou os nossos pais, a nós, a nossos filhos e a todos os povos! Graças, Senhor!

Graças Pai Santo nosso refúgio, ‘nada tememos, estais conosco, sois o nosso Deus, somos preciosos aos vossos olhos, o Senhor nos honra quando vos chamamos e nos criou, formou e nos fez para proclamar a vossa glória – Is 43,1-7’ e assim, possamos testemunhar a vossa presença em nós e em nossas famílias! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Graças Pai, porque pela força de vosso Espírito Santo em Ana e Joaquim, Maria e José, o Senhor nos conceda a sabedoria e o entendimento para que como eles, produzamos frutos que permaneçam ...  Pai, que vosso Espírito Santo, abra a nossa mente e o nosso coração para acolhermos e discernirmos a vossa palavra , narrada por Mateus:
                                   



'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”'. Mateus 13,16-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, dá-nos olhos de ver e perceber, ouvidos de ouvir e entender, coração de sentir e pulsar por vós! Ajuda-nos Jesus a termos um coração manso e humilde como o vosso e como o coração de vossa mãe e avós, amém!

Caríssimos, meditando sobre os nossos antepassados, penso que a nossa vida familiar, com os nossos descendentes, através das gerações, é como um rio de água viva que como um filete ao passar por uma pequena brecha na pedra se acumula em um volume maior de água e jorra, se espalha e beneficia a muitos por onde passa ...

Pai Santo, nós queremos ser como um rio de água viva a espalhar vida, fé firme e forte no Senhor, paz, alegria e amor por onde passarmos e aonde estivermos! Abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça, amém!

Deus de Amor, ‘fazei-nos santos, Senhor:
-Concedei que o bem realizado por nossos antepassados seja sempre lembrado e imitado.
- Abençoai os pais que buscam educar os filhos no caminho da felicidade verdadeira que vem de vós.
- Dai a nós avós, saúde e alegria e às famílias o amor e o zelo para com seus idosos.
- Suscitai nos jovens o desejo de se tornarem homens e mulheres de misericórdia, em sintonia com o tema da Jornada Mundial da Juventude que hoje se inicia. ’
Liturgia

Santa Maria, filha de Joaquim e Ana, Mãe de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, rogai a Deus por nós, por todas as famílias e em especial, por todos os Vovôs e Vovós do mundo inteiro! Amém!

Brasília 26 de julho de 2016

    Ana Miranda Bessa

                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário