17.7.16

MARTA E MARIA - LUCAS 10,38-42 - 'ORAÇÃO E AÇÃO' : REFLEXÃO DO PASTOR






'A visita de Jesus à casa de Marta e Maria é narrada somente por Lucas. As duas irmãs acolhem Jesus, embora de modo diverso. Marta o recebeu ocupando-se dos afazeres da casa. Sendo ela quem acolheu Jesus em sua casa (Lc 10,38), pode-se deduzir que agia assim para recebê-lo do melhor modo possível. Jesus adverte Marta por “andar agitada por muitas coisas” e não por estar trabalhando. Em nosso tempo, as pessoas andam demais preocupadas e agitadas por muitas coisas. Por isso, perdem a paz e a alegria de viver.
                                         



Maria, irmã de Marta, recebe Jesus de outro modo. Ela “sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra” (Lc 10,39). O que Maria estava fazendo era muito importante; não pode faltar na vida dos discípulos de Cristo. Hoje, nós precisamos repetir, muitas vezes, o seu gesto: colocar-se diante do Senhor, para escutar a sua palavra e falar com ele. Contudo, Marta pensava que a sua irmã estava errada, ao agir daquela maneira. Além de discordar de Maria, ela chega a questionar a Jesus, exigindo a sua intervenção para que a irmã fosse ajudá-la no serviço. Em resposta, Jesus vai dizer a Marta que Maria estava certa, pois o que ela estava fazendo era muito necessário e não podia ser negado.

Marta e Maria representam duas dimensões da vida dos discípulos de Cristo, o trabalho e a oração. Ambas são importantes! Por meio do trabalho cotidiano, o cristão pode se unir a Jesus e glorificá-lo. É importante ter gente disposta a atuar na comunidade. É necessário ter cristãos atuantes na sociedade. Por isso, necessitamos de Marta! Contudo, sem a oração e a escuta da palavra de Deus, corre-se o risco do cansaço que destrói e da perda da serenidade, em meio a trabalhos e preocupações. É preciso imitar Maria para poder cumprir bem as tarefas e superar os desafios da vida. É preciso unir-se a Jesus pela oração para continuar unido a ele nas atividades do dia a dia.

Assim sendo, esta passagem nos faz pensar no modo como estamos trabalhando e na maneira como estamos rezando. Qual é o tempo que temos dedicado à oração pessoal, em família ou em comunidade? Qual a importância que temos dado à leitura e meditação da Palavra de Deus, à adoração ao Santíssimo Sacramento e à participação nas missas? É preciso refazer a experiência de Maria, colocando-se aos pés do Senhor para escutá-lo. Ao mesmo tempo, é preciso pensar a respeito da nossa ação, como cristãos, na comunidade, na família e na sociedade. Em resposta ao Evangelho, é preciso organizar a vida do dia a dia para poder rezar mais e melhor; mas, também é necessário imitar Marta no serviço generoso aos irmãos.'


    PALAVRA DO PASTOR
            ORAÇÃO E AÇÃO
        Dom Sergio da Rocha
       Arcebispo de Brasília-DF. 

 Em, 17 de julho de 2016
    Ana Miranda Bessa  

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário