29.7.16

JESUS E MARTA - JOÃO 11,19-27 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor faz memória de Santa Marta – Discípula de Jesus. Marta, assim como seus irmãos, Maria e Lázaro, era muito amiga de Jesus. Diante da doença e da morte do irmão, exprimiu bela profissão de fé e esperança cristã, crendo no poder de Jesus de fazer os mortos recuperar a vida. *
Liturgia

Quando deparamos com a morte em nosso meio familiar ou social, podemos constatar de forma acentuada que verdadeiramente nada e ninguém pode nos ajudar, por ser um fato sobre o qual não temos controle nenhum, tal é a nossa impotência... É um momento unicamente nosso e se acreditamos em Deus, somente com ele podemos contar!

Se consciente estivermos, a nossa fé, é o elemento primordial para que aceitemos a vontade de Deus em nossas vidas e em nosso último suspiro podemos, creio, em nossa mente, nos dirigir e invocar o Senhor da Vida para encontrarmos força, coragem, misericórdia, e até nesse momento, se for da vontade do Nosso Deus e Pai, ele poderá nos salvar, como salvou Sidrac, Misac e Abdênago das chamas – Dn 3,24s e como salvou a mim – que lhes escrevo, e a mais duas pessoas, das águas profundas de um rio, quando tudo indicava que morreríamos afogados...

Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus nos ama com amor eterno – 1 Mc 4,24; Is 54,8 e como Jesus ressuscitou, dentre outros a Lazaro, estendeu esta graça a Pedro, a Paulo – At 10,36; 20,7-13, respectivamente. Louvado seja Deus!

Acolhamos a Palavra de Deus, narrada por Mateus, sempre confiando em sua infinita misericórdia, para que venha em nosso auxílio e nos dê a luz da vida:

'Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

                                                              




Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? ”Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. João 11,19-27.

Assim nos diz, dentre outros, a Igreja do Senhor: ‘A fé na ressurreição baseia-se na fé em Deus, que “não é um Deus dos mortos, mas dos vivos” – Mc 12,27. E prossegue:

Mais ainda: Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25. É Jesus mesmo quem, no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido – Jo 5,24-25; 6,40 e que tiverem comido o seu corpo e bebido o seu sangue – Jo 6,54. Desde já, Ele fornece um sinal e um penhor disto, restituindo a vida a certos mortos – Mc 5,21-42; Lc 7,11-17; Jo 11, anunciando com isso a sua própria ressurreição, que no entanto será de outra ordem. Deste acontecimento único ele fala através do “sinal de Jonas – Mt 12,40, do sinal do templo – Jo 2,19-22: anuncia a sua ressurreição que ocorrerá no terceiro dia depois de ser entregue à morte – Mc 10,34. ’ CIC 993/4.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque nos momentos de desespero e de aflição nos distinguirá e virá em nosso socorro, porque acreditamos, confiamos e esperamos em vós, Senhor! Graças Pai, porque nos alegras e exultamos de coração no Senhor, porque o Senhor está no meio de nós; não há o que temer, o Senhor nos salva, nos liberta, porque nos ama e exulta de alegria conosco – Sof 3,14-17. Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a permanecermos em Jesus para que Ele permaneça em nós – 1 Jo 4,7-16.

Santa Marta, amiga e discípula de Jesus, intercedei a Deus por nós para que o Senhor ‘conceda à Igreja, fortaleza da fé, da esperança e do amor nas provações’. Amém.

Brasília-DF., 29 de julho de 2016

         Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário