5.7.16

O POSSESSO MUDO. A COMPAIXÃO DE JESUS E A URGÊNCIA DA MISSÃO - MATEUS 9,32-38 - REFLEXÃO DIÁRIA





Os partidos políticos têm em suas normas, congregar as pessoas que lhe são simpáticas, e, seria perfeito, se a maioria abraçasse o ideal para a prática do bem a todos...

Vivemos estes tempos onde pessoas usam camisetas de uma determinada cor que as identificam com o partido de suas preferências... Assim acontece com outras congregações, regra geral, como, com a dos militares e religiosos, e acontece também com o povo de Deus...

Na história da nossa salvação, dentre outras, quando da fuga do Egito, Deus livra da desgraça o povo escolhido, com um sinal, uma marca com o sangue de cordeiro no umbral das portas de suas casas – Ex 12,13. Jesus escolheu doze apóstolos e mais outros  aos quais lhes foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus – Mt 13,10. ‘Aqueles  que têm o espírito aberto à verdade receberão esse conhecimento, aos que têm má vontade, tirar-se-á até o que eles têm.’

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jo 6,14, e exultou de alegria com o ‘feedback’ da missão de seus apóstolos e louvou a Deus: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos – Lc 10,21-22.

Assim como Deus ama e acolhe os seus escolhidos, e é amado por eles - porque verdadeiramente o amor une, constrói, edifica -,  Jesus também assim o faz para com todos aqueles que o acolhem, e se revelou à multidão que o buscava... Mas, o obscurantismo dos fariseus, impediu de verem a graça operada no homem possesso que foi liberto do mal, conforme nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio.  Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”.  Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
                                          


Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade.  Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:  “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.  Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”' – Mateus 9,32-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque nos chamastes, somos operários da vossa Messe, aqui estamos para testemunhar a vossa presença em nossas vidas, agindo em benefício dos irmãos que sofrem, porque assim fazendo ao próximo, vamos atingindo e contagiando outros a fazerem o mesmo, para que o bem se estenda a muitos, graças Senhor!

Graças Pai, que pela ação do Espírito Santo, concedeu aos vossos filhos amados, dons, carismas, virtudes e frutos a fim de se aperfeiçoarem uns aos outros para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade da fé e do pleno conhecimento de Jesus Cristo, vosso amado Filho, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo ... e assim sejamos todos, edificados no amor – Ef 4. Graças, Senhor!

Pai Santo, em Cristo Jesus,’ ouvi-nos, Senhor, para que:
- A Igreja seja o abrigo seguro dos desamparados.
- O Papa seja fortalecido em sua busca de promover a unidade e a paz.
- Os doentes sejam tratados com dignidade e caridade.
- Que nunca faltem servidores do Reino de Deus.’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que acolhendo Jesus, estejamos sempre unidos, em comunhão com Ele na fraternidade e na solidariedade, misericordiosos uns com os outros, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, amém!
       
    Brasília-DF., 05 de julho de 2016
             Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário