25.7.16

O PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU - MATEUS 20,20-28 - REFLEXÃO DIÁRIA







A Igreja do Senhor celebra a Festa de São Tiago Maior – Apóstolo. Tiago – Palestina, século 1º, filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de acontecimentos importantes da vida do Senhor e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha.
Liturgia

Nós pais amamos nossos filhos e se necessário daremos as nossas vidas por eles, como nosso Deus e Pai deu-nos o próprio filho em carne semelhante à do pecado... para que possamos viver não mais segundo a carne, mas segundo o espírito – Rm 8,1-4.

Nosso Deus e Pai no tempo favorável nos ouviu e no dia da salvação veio em nosso auxílio ... e nos transformou em ... templo do Deus vivo, ... habitando e caminhando conosco; é o nosso Deus e somos o seu povo... É para nós Pai e somos para ele filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso – 2 Cor 6,2.16-18.

Tanto amor e tanta ternura para conosco, só pode suscitar em um coração de mãe para os seus dois filhos amados, o mesmo cuidado e atenção, de nosso Deus e Pai,  e que só o Pai pode decidir como nos afirmou Jesus, mas que mexeu, de forma negativa, com a sensibilidade dos demais e que Jesus os repreendeu, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres? ” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

                                                               



Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? ” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não devereis ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,20-28.

Caríssimos, diz-nos a Igreja do Senhor que o amor de Deus por nós – Rm 5,8, ‘... não exclui ninguém. Jesus lembrou-o na conclusão da parábola da ovelha perdida: “Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca “ – Mt 18,14. Afirma ele “dar a sua vida em resgate por muitos” – Mt 20,28; este último termo não é restritivo: opõe o conjunto da humanidade à única pessoa do Redentor que se entrega para salvá-la – Rm 5,18-19. A Igreja, no seguimento dos apóstolos – 2Cor 5,15; 1Jo 2,2, ensina que Cristo morreu por todos os homens sem exceção: “Não há, não houve e não haverá nenhum homem pelo qual Cristo não tenha sofrido” – Conc.Quiercy em 853: DS 624. CIC 605.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque destinas no céu um lugar para cada um de nós! São Paulo em 2 Cor 4,7s nas tribulações e esperanças do seu ministério, exorta que tudo devemos fazer para a glória de Deus nos indica como deve ser a nossa caminhada ... Ajuda-nos Pai para que
 olhemos para as coisas que não se veem, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno! Amém! Hb11,1.3.

Graças Pai, porque somos vossos, colocamo-nos em vossas mãos e que o vosso Santo Espírito nos ajude e nos dê o discernimento para fazermos a vossa vontade! Graças Pai, pela esperança que colocas em nossos corações! Pai, ‘ensina-nos o caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e de delícias a vossa direita, perpetuamente’ – Salmo 16,11. Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que sirvamos ao Senhor  e aos irmãos fraternalmente, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

São Tiago Maior, rogai a Deus por nós ‘ para que a Igreja, por vossa intercessão, dê testemunho da ressurreição de Cristo’, amém!

     Brasília-DF., 25 de julho de 2016
              Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário