1.7.16

A VOCAÇÃO DE MATEUS - MATEUS 9,9-13 - REFLEXÃO DIÁRIA






Nosso Deus e Pai, sempre teve consigo o Filho amado e o Espírito Santo e nos criou para que formássemos uma família constituída por um homem e uma mulher que concebessem filhos – Gn 1-3, e assim caminha a humanidade... No tempo favorável, enviou-nos o próprio Filho Jesus Cristo concebido no seio virginal de Maria pela ação do Espírito Santo – Lc 1,26-56; 2, que com o Justo José, constituiu a Sagrada Família de Nazaré, e Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens.

Como família humana, crescemos, multiplicamos, ficamos adultos, convivendo em comunidade, e preparando o nosso futuro, regra geral, mais a nível terreno do que espiritual e penso que é nesse tempo, que o Senhor chama a atenção da maioria de nós para ele, como chamou Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

                         

Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13.

O chamado de Mateus, é um sinal para nós do quanto Deus nos ama como somos e aonde estamos. Deus  quer ficar conosco e quer que nós fiquemos com ele...  Ele não se importa com o tamanho, nem com a quantidade dos nossos pecados, basta que nos abramos a ele, o acolhamos e o sigamos em intimidade para aprofundar o nosso conhecimento dele, porque ele nos conhece - Sl 103,14 ... ’Ele tem piedade de nós, segundo a sua bondade. E conforme a imensidade de sua misericórdia, ele apaga a nossa iniquidade... – Sl 51, e sua justiça se estende aos filhos dos nossos filhos...’ – Sl 103,17. Concedeu-nos a adoção filial e como filhos, somos também herdeiros – Gl 4 e reconciliados por Jesus Cristo – 2Cor 5,18, constituímos a Família de Deus – Jo 1,12-13.17. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe a ‘evitar todas as formas de preconceito que provocam a exclusão de pessoas’, para que amemos a todos indistintamente, como o Senhor nos ama, amém!

Brasília-DF., 1º de julho de 2016
       Ana Miranda Bessa

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário