11.7.16

NÃO A PAZ, MAS A ESPADA. ACOLHER O ENVIADO É ACOLHER A QUEM O ENVIA - MATEUS 10,34-11,1 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor faz memória de São Bento – Abade e Pai dos Monges. Bento – Itália, 480-547, grande místico, depois de anos de silêncio, solidão e oração, ergueu o mosteiro que viria a ser modelo da vida monástica da Igreja e elaborou sua célebre regra, centrada na oração e no trabalho. É padroeiro da Europa.
Liturgia.

A ordem e a harmonia no Cosmos são matematicamente perfeitas e Deus criou a Lei e os homens também para estabelecer limites, direitos, deveres e obrigações a fim de que respeitemo-nos uns aos outros ...São Bento, preparou-se silenciosamente para liderar uma comunidade tal qual a caridade que é paciente, prestativa... – 1Cor 13,4, e esta Família, denominada Ordem dos Beneditinos, criada na fonte perene do amor, perdura há mais de 1.500 anos, até os nossos dias!

Aprendi que ‘quem obedece, erra menos...’! E Deus nos dá na intimidade da oração e da escuta que nos aproximam dele, a graça em reconhecer os nossos erros, as nossas  falhas, e,  pedir desculpas, pedir perdão não nos causa nenhum constrangimento, nem trauma... Suportarmo-nos mutuamente, um ao outro, é dom de Deus, como disse São Paulo – Col 3,12-14, para que assim sejamos edificados  em Cristo!

Devemos sempre pautar a nossa vida no amor fraterno e com relação ao irmão que trabalhe conosco, antes de julgar, perguntemos se está tudo bem, tudo tranquilo, dando-lhe a oportunidade de se abrir conosco... A minha experiência é de dar sempre uma terceira e até quarta chances, quando então, exponho a repetição dos erros e os prejuízos causados, dando-lhe a oportunidade de se justificar, redimir-se ou deixar a vaga sem animosidade e graças a Deus nunca tivemos problemas com a Justiça do Trabalho.

Nosso Deus e Pai, por gerações e gerações, foi paciente conosco, concedendo-nos muitas chances, até que enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito, e na liturgia da palavra deste domingo ouvimos São Paulo nos dizer sobre o Primado de Cristo que ‘Ele é a Imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criação... porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres...’ – Col 1,15-20. E Jesus, no Evangelho de hoje, narrado por Mateus, nos exorta a que essencialmente o amemos, seguindo-o com a nossa cruz, e, em recebendo os seus discípulos, estaremos recebendo-o e quem o recebe, estará recebendo o próprio Deus!

Acolhamos a palavra que nos liberta e nos salva, porque nos ensina o caminho da verdade que nos conduz à Vida, Vida Plena, que é Jesus:
                                                                 



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.' Mateus 10,34-11,1.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor para que vos amemos  acima de todas as coisas e como São Bento, vos sirvamos fielmente na oração e no trabalho, amando os irmãos como a nós mesmos. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes a vontade do Pai, ensinando e testemunhando aos irmãos a Sua Palavra em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Brasília-DF., 11 de julho de 2016
         Ana Miranda Bessa

                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário