28.7.16

A REDE - MATEUS 13,47-53 - REFLEXÃO





Quando participamos de um evento social e somos apresentados às pessoas, a pessoa que nos apresenta tem a idoneidade de dizer quem somos porque já nos conhece, e nos conhece há pouco ou de longa data, ouviu de outrem, ou convive conosco; considera-nos justos, aprecia o nosso comportamento  e por isso somos acolhidos...

Jesus foi anunciado – Jo 4,34 pelos Profetas, pelos Anjos; operava curas, milagres, prodígios... Alguns judeus lhe disseram: ‘Se és o Cristo, dize-nos abertamente’. Jesus lhes respondeu: “Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim; mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas...”. Jo 10,22s.


Caríssimos, nós somos ovelhas do rebanho do Senhor, nós o conhecemos, temos intimidade com a sua palavra, o acolhemos e o testemunhamos com fé, esperança e amor!

O Evangelho de hoje, narrado por Mateus, nos ensina que para sermos acolhidos no Reino dos Céus, devemos ser pessoas de boa índole em palavras, gestos e ações, mortificando, pela nossa conversão diária o homem velho para que possa brotar o homem novo...

Com a mente e o coração abertos e receptivos, acolhamos a Palavra do Senhor:
                                           


'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso? ” Eles responderam: “Sim”. Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.' Mateus 13,47-53.

Caríssimos, João, o discípulo amado de Jesus, nos enche de esperança e por conhece-lo profundamente, ele nos apresenta Jesus como o Filho de Deus no resumo de sua primeira epístola quando disse: ‘Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o Gerado – Jesus, Jo 1,13.18 - por Deus o guarda e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro. E nós estamos no Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...’.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque nos ensinas a discernir para que tenhamos uma boa conduta, um bom comportamento que vos agrade e vos pedimos, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo a assumir e a praticar a vossa vontade, e com a Igreja, nos ‘abramos para acolher e alcançar todas as pessoas! ’. Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós   Mãe e pelos ‘pescadores que oferecem o fruto do seu trabalho para nosso alimento’. Amém!
Liturgia

Brasília-DF., 28 de julho de 2016
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário