22.7.16

APARIÇÃO A MARIA MADALENA - JOÃO 20,1-2.11-18 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor celebra a memória de Santa Maria Madalena – Discípula de Jesus. Madalena – Palestina, século 1º, segundo os evangelhos, foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus e grande colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurou retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido.
Liturgia

A nossa vida é um dar e receber, receber e dar, que fazemos com alegria desprendida como a água da chuva que cai e volta às nuvens, não antes sem regar tudo...

Gosto muito de apreciar o movimento constante, perseverante, da água de uma cachoeira que transborda sua espuma por todos os lados revelando-me uma alegria incontida, extravagante, de tênues gotículas finas de água como o orvalho denso ou como uma chuva fina, firme, refrescante...

Para mim a alegria que sentimos pelas pessoas que amamos transborda em nosso olhar – ‘janelas da nossa alma’, em nosso sorriso, em nossas  expressões e gestos, e impelidos por uma força interior, serena e calma,  o nosso impulso ao achegarmos à pessoa amada é tocá-la, abraça-la, beijá-la, porque o amor, é como parte de nós mesmos, assim, como a água na fonte, no córrego, no rio ou no mar, que se doa por inteiro!

Penso que Maria Madalena sentiu isso ao ver Jesus Ressurreto e por ser um momento surpreendente, inefável e ainda passível de Jesus estar com o Pai, ela pode vivenciar, experimentar a alegria do encontro com o amado ... Jesus a recompensou pela sua busca sincera, perseverante, e a incumbe de anuncia-lo aos irmãos, como nos narra João - o discípulo amado, no Evangelho de hoje:

'No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 
                                 



Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras? ” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: Mulher, por que choras? A quem procuras? ” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. Então Jesus disse: “Maria! ” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.' João 20,1-2.11-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso ‘ que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso diletíssimo Filho Nosso Senhor Jesus, concedei-nos vos suplicamos que pela sua Mãe a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna! ’ Amém!


Pai Santo, em Cristo Jesus, ajuda-nos a vos buscarmos sempre e na força de vosso Espírito Santo, perseveremos em vosso amor onde encontraremos refúgio, conforto e consolo para as nossas angústias e aflições. Amém!

Santa Maria Madalena, discípula que muito amou e fez transbordar a alegria da Ressurreição de Jesus Cristo, testemunhando-o e anunciando-o ao mundo, rogai por nós, para que seguindo o seu exemplo, o testemunhemos e o anunciemos com alegria, às Nações! Amém!

Brasília-DF., 22 de julho de 2016
       Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário