15.6.16

A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM - MATEUS 6,1-6.16-18 - REFLEXÃO DIÁRIA






Os testemunhos de benefícios recebidos da presença de Deus na vida daqueles que o respeitam, que têm intimidade com ele, que o reconhecem como Deus e Criador de tudo e de todos, que esperam e confiam nele, são fontes reais e verdadeiras – no antigo e novo testamento – para fortalecer a nossa fé!

Dentre uma multidão de testemunhos,  a história de Tobit-Ana e Tobias-Sara, aos quais Deus enviou o Anjo Rafael, mostra a fidelidade de Nosso Deus e Pai para aqueles de coração reto, que o amam e amam o próximo...; amor, que leva ‘ à prática da misericórdia – faz justiça e dá o direito aos oprimidos Sl 103,6 - e que é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios '. -  Pr 21,3; Os 6,6.

Jesus ensina aos seus discípulos como fazer bem as boas obras, ‘que tornam o homem justo diante de Deus. Na opinião dos judeus, as principais eram a esmola, a oração e o jejum’ e Jesus, vai além: que tais obras devem se feitas em segredo:

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

                                                                    



Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. Mt 6,1-6.16-18

No Novo Testamento, o testemunho de Cornélio - como de tantos outros -, aliado ao de Tobit, nos enche de fé, esperança e amor em Deus que tudo vê, como cantamos ‘Senhor eu sei que tu me sondas...’ . ‘Cornélio, centurião da coorte itálica, era piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa; dava muitas esmolas ao povo judeu e orava a Deus constantemente...

À Cornélio também foi enviado um Anjo para que ele procurasse Pedro e assim aconteceu e ele testemunhou que estava em oração ... quando diante dele postou-se um homem de vestes resplandecentes, e disse-lhe: ‘Cornélio, tua oração foi ouvida e tuas esmolas foram lembradas diante de Deus.’

E Pedro fala de Jesus à Cornélio e a sua família ... e o Espírito Santo – Amor que procede de Nosso Deus e Pai e de Jesus – desceu sobre todos ... Atos 10.

Caríssimos, Tobit – Tobias -, Cornélio e muitos outros tementes a Deus, praticando as boas obras de misericórdia aos irmãos e à Igreja, receberam bênçãos e graças, multiplicadas, de Nosso Deus e Pai, porque verdadeiramente, ‘Deus ama a quem dá com alegria.’ - 2 Cor 6,7.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, que a oração e o jejum que nos ligam à vós, aumentem a nossa fé, nos  ajudem e nos deem força e coragem para a caminhada, nos disciplinem e nos capacitem a sermos generosos com os irmãos necessitados, compartilhando com eles os nossos dons e bens para um mundo melhor! Abençoa-nos Senhor para que compreendendo a vossa vontade em nossas vidas, a realizemos com alegria e devoção misericordiosa, amém!
Amados, sabemos que o amor é tudo, e porque somos filhos muito amados de Nosso Deus e Pai, irradiemos esse amor,  como Maria irradiou - quando da Anunciação do Anjo Gabriel – levando Jesus e o Espírito Santo à sua prima Isabel - Lc 1,26-56, à nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele e ao mundo todo, que ainda não o encontrou.

Brasília-DF. , 15 de junho de 2016
         Ana Miranda Bessa
            Edição revisada, de 17.06.2015



                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário