1.6.16

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS - MARCOS 12,18-27 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja faz memória de São Justino, Mártir. Justino – Palestina, 110-165, depois de percorrer diferentes correntes filosóficas, encontrou respostas aos seus questionamentos na Escritura e na fé em Cristo. Convertido, criou uma escola de filosofia em Roma, onde iniciava os alunos na nova religião, e compôs preciosos escritos. 
Liturgia.

Penso que muitos de nós, como Justino, também percorremos caminhos diversos e infrutíferos, até que voltando-nos para Jesus - Caminho, Verdade e Vida - Jo 14,6, nos encontramos com Ele e aqui estamos, porque acreditamos, confiamos e esperamos Nele, o Santo de Deus, que tem ‘palavras de vida eterna’ – Jo 6,68.

Nosso Deus e Pai nos ama com Amor Eterno - 1Mc 4,24; Is 54,8; Jer 31,3,  e nos criou para que vivêssemos harmoniosamente uns com os outros em dignidade, generosidade, solidariedade, e o Paraíso, nos revela isso – Gn 2; até que o querer ter além do permitido para o homem e a mulher, invadiu os seus corações - Gn 3 e o nosso Deus e Pai, mudou o seu Projeto...

Perdendo a santidade e os merecimentos oriundos da graça original, tornamo-nos mortais, egoístas, afeitos ao mal – Gn 4. Mas, Nosso Deus e Pai, não satisfeito com tal mudança de comportamento que nos afastou Dele, quis transformar os corações dos filhos amados, e somente através de seu Filho Unigênito Jesus Cristo, alcançou de novo, a plenitude da graça para a sua criação!

Todos passaremos pela ‘via crucis’ da morte como Jesus Cristo passou para reconciliar-nos com Deus – 2 Cor 5,14-21; Rm 5; 1Jo 4,7-10, e assim por Cristo, com Cristo, em Cristo, ressuscitaremos e viveremos como ‘Anjos’ com o Pai, em seu Reino de Amor – Mc 12,25.

Acolhamos a Palavra que nos salva, nos liberta de todo mal e nos infunde esperança na vida nova em Cristo, narrada por Marcos no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: “Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.

Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!”

                                                                     



Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’?Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.’ Marcos 12,18-27.

Caríssimos, louvemos o Senhor que nos salva e nos inunda de esperança! Centremo-nos em Jesus Cristo, Senhor da Vida, que por amor, em tudo fez a vontade do Pai para nos levar de novo ao seu aconchego !

Sabemos que ‘Tem gente que sente o maior prazer em discutir religião. Essas discussões, na verdade, não significam a busca de uma melhor compreensão da fé com a finalidade de possibilitar uma resposta de qualidade aos apelativos dos valores evangélicos, mas na maioria das vezes se constituem numa discussão sobre posições unilaterais e não negociáveis, muitas vezes posições pessoais, que só servem para aprofundar diferenças e criar divisões e em nada contribuem para que todos possam chegar à verdade, muito menos para viver segundo ela.’ CNBB.


Jesus Cristo,   ajuda-nos Senhor para que conheçamos a Palavra de Deus e o seu Poder, e na força de vosso Espírito Santo,  os vivenciemos no nosso dia a dia, com amor e gratuidade!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Rogai Mãe também, ‘pelos casais, para que o amor que os une seja alimentado pela oração, pelo diálogo e pelo perdão’. 

São Justino, rogai a Deus por nós e pelas pessoas que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus, Senhor da Vida! Amém!

Brasília-DF., 1º de junho de 2016

       Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário