4.6.16

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - JESUS COM DOZE ANOS - LUCAS 2,41-51 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja faz memória do Imaculado Coração de Maria. Maria é a mulher que guarda no coração a palavra de Deus. É a morada do Espírito Santo, sede da sabedoria, imagem e modelo da Igreja que escuta e testemunha o Senhor. Ela participa do mistério da encarnação como fiel discípula e modelo de discipulado.
Liturgia

Estamos aqui, como Maria e Jesus, para servir ao Nosso Deus e Pai e como pais - em nosso discipulado -, algumas vezes concordamos ou não com os nossos filhos sobre fatos que consideramos importantes e mesmo relevantes, e que até podemos esquecer, mas que eles, os têm guardados em suas mentes e em situação pertinente, nos recorda o que falamos, e só nos cabe concordar e calar, como Nossa Senhora no Evangelho de hoje, quando Jesus lhe responde: ‘Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?’.

As nossas palavras, gestos e ações em casa, os encargos de responsabilidade, a atribuição de deveres e obrigações, o diálogo e a correção fraterna, a atenção dispensada aos filhos, os capacitam a formar as suas próprias ideias e muitas vezes, eles nos surpreendem, nos cobram e até aprendemos muito com eles...

A Família de Nazaré, Jesus, Maria e José pelo que sabemos das escrituras, procediam de forma semelhante às nossas famílias que acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor  e o incidente no Templo nos revela um pouco da Família Sagrada, narrada por Lucas, que exorta os filhos à fé em Deus e à obediência aos seus pais:

'Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
                                                        


Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.’ Lucas 2,41-51.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O Filho de Deus que se tornou Filho da Virgem aprendeu a rezar segundo seu coração de homem. Aprendeu de sua mãe, que conservava todas as “grandes coisas” do Todo-Poderoso e as meditava em seu coração – Lc 1,49; 2,19;51. Aprendeu nas palavras e ritmos da oração de seu povo, na sinagoga de Nazaré e no Templo. Mas sua oração brota de uma fonte bastante secreta, como deixa prever com a idade de doze anos: “Eu devo estar na casa de meu Pai” – Lc 2,49. Aqui começa a se revelar a novidade da oração na plenitude dos tempos: a oração filial, que o Pai esperava de seus filhos, será enfim vivida pelo próprio Filho único na sua Humanidade, com os homens e pelos homens.’ *CIC 2599.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nos destes a Família de Nazaré, como modelo para nós seus filhos amados: ’ ...vida cotidiana sem grandeza aparente, vida de trabalho, vida religiosa submetida à Lei de Deus – Gl 4,4, vida na comunidade..’ - *531, com José, o Justo - Mt 1,19, e com Maria, a cheia de Graça - Lc 1,28, Mãe amada, Mãe do Belo  Amor,  Mãe de Jesus Cristo, vosso Filho Amado e nossa Mãe, também, graças, Pai!

Pai amado, em Cristo Jesus, por intercessão de Nossa Senhora , ajudai-nos Senhor, ‘para que:
- Os cristãos sejam um só coração e uma só alma.
- As mães fomentem nas famílias o amor e a santidade.
- Os sofredores descubram a força e a esperança que vêm      e Vós.
- Os pais com filhos desaparecidos experimentem a alegria      do reencontro.
- As nações acolham e respeitem os imigrantes e             refugiados.' Amém ! 
Liturgia

Santa Maria , Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e que o vosso Imaculado Coração, neste Ano Santo da Misericórdia,  nos ajude a termos um coração puro e nos ensine a viver integralmente a Misericórdia do Pai - – Mt 9,13. Amém!

Brasília-DF., 04 de junho de 2016
         Ana Miranda Bessa


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário